• Carregando...

A Promotoria colombiana entregou à Corte Suprema de Justiça (CSJ) gravações que podem associar o senador Ciro Ramírez, do Partido Conservador, com grupos paramilitares, informou a imprensa de Bogotá.

As conversas telefônicas interceptadas revelaram supostos vínculos de Ramírez com um grupo paramilitar, segundo versões de diferentes noticiários de rádio e televisão. As gravações datam do ano passado.

Segundo as fontes, as comunicações mostram que o congressista teve como interlocutor Henry de Jesús López Londoño, considerado o segundo no comando dos grupos dirigidos pelo desmobilizado "Don Berna", pseudônimo de Diego Fernando Murillo, um dos chefes das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

As provas teriam sido obtidas num processo por narcotráfico e lavagem de dinheiro.

O conteúdo das conversas de Ramírez com López não foi detalhado por nenhuma das fontes. Mas a Promotoria pediu à CSJ que investigue o parlamentar, filiado ao Partido Conservador, da coalizão que apóia o presidente Álvaro Uribe.

As provas deverão ser avaliadas pelo alto tribunal, que já investiga 14 legisladores por supostas conexões com as AUC. Oito já foram detidos, entre eles o senador Álvaro Araújo Castro, irmão da ministra das Relações Exteriores, María Consuelo Araújo Castro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]