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"Homem Vitruviano"

Dentista pode ter desvendado mistério de Da Vinci com mais de 500 anos

Pessoas são vistas em silhueta diante do Homem Vitruviano durante a prévia da exposição imersiva 'Leonardo Da Vinci – Uomo Universale' no Maag Hall, em Zurique, Suíça, em 24 de abril de 2024.
Pessoas são vistas em silhueta diante do Homem Vitruviano durante a prévia da exposição imersiva "Leonardo Da Vinci – Uomo Universale" no Maag Hall, em Zurique, Suíça, em 24 de abril de 2024. (Foto: MICHAEL BUHOLZER/EFE/EPA)

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O "Homem Vitruviano", um dos desenhos mais icônicos do mundo, de autoria de Leonardo Da Vinci sempre trouxe uma grande dose de mistério. Mas Rory Mac Sweeney, um dentista de Londres, pode ter finalmente revelado um dos segredos por trás da obra da figura mais importante do Renascimento. Em um artigo publicado no periódico científico Journal of Mathematics and the Arts, o inglês afirma ter decifrado o código geométrico oculto na obra, que retrata as proporções exatas do corpo humano masculino encaixadas um círculo e um quadrado

A chave para desvendar o mistério estaria na figura de um triangulo equilátero oculto nas pernas do Homem Vitruviano. Para Mac Sweeney, a figura geométrica não é aleatória: além de estar mencionado em anotações originais de Da Vinci, ele remete ao triângulo de Bonwill, referência anatômica usada na odontologia para entender o funcionamento ideal da mandíbula.

A argumentação apresentada que justifica a representação oculta do triângulo é de que há uma razão exata entre o tamanho do quadrado e do círculo do desenho: 1,64.O número em questão é próximo da proporção amplamente encontrada na natureza, de 1,6333, que é associada a estruturas fortes e eficientes, tais como: o arranjo de esferas, as proporções do crânio humano e a organização atômica de certos cristais.

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"Estávamos procurando uma resposta complicada, mas Leonardo já apontava para este triângulo", diz Mac Sweeney, salientando que sua descoberta reforça que a obra de Da Vinci representa uma hipótese científica extraordinária, séculos à frente do tempo do artista, antecipando padrões matemáticos que formam o design ideal do corpo humano masculino.

O artigo concluiu que o artista renascentista usou o triângulo equilátero para resolver a relação geométrica proposta por Marco Vitrúvio, arquiteto romano.

A obra de Vitrúvio aponta para a harmonia das proporções do corpo sem oferecer um método matemático que encaixe tal figura em um círculo e em quadrado.

Um estudo com mais de 64 mil pessoas apontou que, embora algumas partes do corpo humano moderno sejam ligeiramente maiores do que as estimadas por Da Vinci, medidas como a virilha, a largura dos ombros e o comprimento da coxa continuam próximas às proporções descritas no Homem Vitruviano.

Durante mais de cinco séculos, o sistema geométrico utilizado pelo artista italiano para definir a relação exata entre o círculo e o quadrado em sua obra permaneceu um mistério.

"A referência textual explícita de Leonardo a um triângulo equilátero sobre as pernas da figura fornece seu método de construção e revela a base anatômica para suas escolhas proporcionais. A análise mostra que o triângulo equilátero de Leonardo corresponde ao triângulo de Bonwill na anatomia dentária — a relação geométrica fundamental que rege a função ideal da mandíbula humana", diz um trecho do artigo.

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