• Carregando...

O presidente da China, Hu Jintao, se retirará formalmente como chefe militar do país quando terminar esta semana o 18º Congresso do Partido Comunista da China (PCCh), informou o jornal de Hong Kong "South China Morning Post".

O periódico cita fontes que não identifica para assinalar que Hu deixará seu posto à frente da Comissão Militar Central, o principal órgão militar na China.

Com esta iniciativa, Hu, que no final do Congresso também deixará o cargo de secretário-geral do Partido, se distancia do precedente criado por seu antecessor, Jiang Zemin, que se manteve à frente da Comissão até 2004, dois anos após ter deixado a Presidência do país e da formação comunista.

Ao deixar a Comissão Militar Central, Hu - que também deixará a chefia de Estado em março - abre o caminho para que seu sucessor, Xi Jinping, possa ficar à frente dos três grandes ramos do poder na China - Governo, Partido e Forças Armadas - sem que ninguém lhe faça sombra.

Segundo as fontes citadas pelo jornal, Hu, que completará 70 anos no próximo mês, quer evitar a polêmica em torno da decisão de Jiang na época e conservar uma boa reputação após sua saída da política.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]