• Carregando...
michel-temer
O ex-presidente Michel Temer, em 27 de abril de 2018. Foto: Evaristo Sá / AFP| Foto:

Jornais internacionais repercutem a notícia da prisão do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco, que ocupou diferentes cargos no governo do emedebista.

O Washington Post noticiou a prisão como "breaking news" (notícia urgente): "Ex-presidente do Brasil é preso devido a acusações de corrupção", diz o título. A notícia está na página inicial do site do jornal americano, porém sem muito destaque - é preciso rolar a página para baixo para encontrá-la. A reportagem informa que o ex-presidente foi detido por dez acusações de corrupção e que seu ministro de Minas e Energia também foi preso.

O New York Times segue a linha do Washington Post: a notícia está na página inicial, porém em posição discreta. A reportagem classifica Temer como "um presidente profundamente impopular e alvo de numerosas acusações de corrupção". O jornal enviou um alerta pelo celular, chamando a atenção para a notícia.

Veja a lista: Investigações da Lava Jato levaram à prisão de 6 ex-presidentes na América Latina

Já o argentino Clarín coloca a notícia da prisão em posição de destaque na home do site do jornal: "Em São Paulo: detiveram o ex-presidente Michel Temer pelo caso da Lava-Jato." A reportagem informa que Temer foi detido por ordem do juiz federal Marcelo Bretas. Um destaque semelhante foi dado pelo também argentino La Nación.

No britânico Guardian, a prisão teve bastante exposição: a notícia apareceu logo abaixo da manchete do site, relativa ao Brexit, e trouxe uma foto de Michel Temer. A reportagem afirma que Temer teve papel importante no impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e que ele foi preso pela Polícia Federal.

Assim como o Guardian, o El País também deu grande destaque para a prisão na página principal do site do diário espanhol. O título do texto relaciona Temer a Lula. "Detido o ex-presidente do Brasil Michel Temer pelo mesmo escândalo de corrupção que derrubou Lula". O jornal também chamou a atenção para a queda da Bolsa de São Paulo após a notícia, assim como o efeito sobre o valor da moeda brasileira.

Leia também: Serviço de inteligência de Maduro prende diretor de gabinete de Guaidó

O britânico Financial Times tem uma pequena chamada na parte superior de seu site, que destaca as últimas notícias: "Ex-presidente do Brasil Temer é preso em conexão com corrupção". A reportagem afirma que Temer foi preso em conexão com a Lava Jato e que ele é o segundo ex-presidente a ser detido em investigações de corrupção, após Luiz Inácio Lula da Silva.

A reportagem da Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha, diz que "durante anos, os políticos brasileiros consideraram o Estado como uma loja de autoatendimento. Um ex-presidente está atrás das grades e agora Michel Temer foi preso em decorrência de investigações de corrupção".

O francês Le Monde trouxe a notícia sem muito destaque na sua página inicial: "Ex-presidente Michel Temer preso em investigação de corrupção". O texto informa que o período de Temer na presidência foi marcado por escândalos de corrupção e que o ex-presidente bateu o recorde de impopularidade no Brasil.

Leia também: Como foi a cobertura mundial da visita de Bolsonaro aos EUA

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]