• Carregando...
Incêndio na Zona de Exclusão de Chernobyl, Ucrânia, 10 de abril de 2020
Incêndio na Zona de Exclusão de Chernobyl, Ucrânia, 10 de abril de 2020| Foto: Volodymyr Shuvayev / AFP

Bombeiros estão trabalhando para controlar incêndios florestais que começaram há uma semana na região em torno do local do desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.

Na sexta-feira (10), o diretor dos serviços de emergência de Kiev, Andrei Vatolin, disse que a situação continuava tensa na região, e que mais 50 membros do serviço foram ao local para ajudar as equipes que trabalham para manter a situação sob controle. "Espero que com o esforço conjunto, esse infortúnio seja superado", disse Vatolin, segundo a agência russa Tass.

No total, cerca de 400 bombeiros, 100 caminhões e alguns helicópteros foram mobilizados para combater as chamas na região desabitada.

Após o desastre da usina nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, autoridades criaram uma área de segurança ao redor da planta, chamada de "Zona de Exclusão". Apenas trabalhadores autorizados e turistas em visitas guiadas podem acessar a área, de cerca de 2.600 quilômetros quadrados.

Cientistas dizem que a fumaça que se move desde o local da antiga planta nuclear em direção a Kiev, capital ucraniana, não contém concentração perigosa de compostos radioativos, relatou o Kyiv Post.

O Centro de Segurança Nuclear e de Radioatividade da Ucrânia informou em comunicado, na sexta-feira, que a nuvem radioativa chegaria a Kiev na sexta ou no sábado, mas que ela não representa qualquer risco à saúde pública, já que a concentração de Césio-137 é muito baixa.

Pelo menos 3.000 hectares de florestas e matas foram queimados na zona de exclusão desde o início do incêndio. O nível de radiação aumentou no local do incêndios, mas autoridades dizem que os níveis estão normais em Kiev, onde vivem 3 milhões de pessoas.

No entanto, os ventos fortes no sábado poderiam espalhar as chamas para os restos da usina nuclear e os equipamentos que foram usados para limpeza após o desastre, alertou Kateryna Pavlova, diretora da agência que supervisiona a área. "No momento, não podemos dizer que o incêndio está controlado", disse Pavlova ao New York Times.

Na terça-feira (7), a polícia de Kiev anunciou que prendeu o suposto responsável pelo fogo, um homem de 27 anos que havia queimado lixo e grama seca na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]