• Carregando...

O Irã começou a instalar 3.000 centrífugas para enriquecer urânio, declarou neste sábado Alaedin Borudjerdi, um responsável do parlamento iraniano, citado pela agência oficial Irna.

"Estamos instalando agora 3.000 centrífugas", disse Boroudjerdi, chefe da comissão do Parlamento para os Assuntos Estrangeiros e a Segurança Nacional.

Ele não disse quando esta instalação será concluída, declarando simplesmente que, "com a ajuda de Deus, será terminada em tempo útil".

O Irã havia anunciado sua intenção de instalar 3.000 novas centrífugas destinadas a produzir urânio enriquecido em Natanz (centro), onde já opera duas redes de 164 aparelhos deste tipo.

As autoridades iranianas tinham anunciado que as novas centrífugas seriam instaladas até o ano novo iraniano (21 de março). No entanto, diplomatas ocidentais duvidam da capacidade de a República islâmica atingir sua meta dentro do prazo.

A declaração de Boroudjerdi coincide com o apelo lançado sexta-feira pelo chefe da Agência Internacional de energia atômica, Mohammed ElBaradei, por uma "pausa" na escalada sobre o caso nuclear iraniano.

O chefe da AIEA disse que o "Irã deveria suspender o enriquecimento de urânio e a comunidade internacional deveria fazer uma pausa na aplicação das sanções".

O Conselho de Segurança da ONU adotou no fim de dezembro sanções "principalmente diplomáticas" contra Teerã após sua recusa em suspender as atividades de enriquecimento de urânio, suspeitas pelos Ocidentais de servir para fabricar arma nuclear, o que o Irã desmente.

As relações entre a AIEA e o Irã se tornaram tensas com a decisão do país de interditar o acesso a seu território de 38 inspetores ocidentais da agência, em represália às sanções da ONU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]