• Carregando...

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou nesta terça-feira (30) que as "produtivas" conversas iniciadas na segunda-feira (29) em Washington continuarão "em algum momento das próximas duas semanas" em Israel ou nos territórios palestinos.

"As partes concordaram em seguir envolvidas em negociações sustentadas, continuadas e essenciais nos assuntos chave", disse Kerry em entrevista concedida após o encerramento das duas rodadas de conversas em Washington.

Kerry também qualificou de "muito positiva" a reunião de hoje na Casa Branca entre o presidente dos EUA, Barack Obama, o vice-presidente americano, Joseph Biden, e os dois chefes negociadores, a ministra israelense de Justiça, Tzipi Livni, e o representante da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat.

O "compromisso pessoal" de Obama com o reatamento destas negociações de paz, paralisadas desde 2010, "foi essencial", destacou Kerry.

"O tempo de uma paz duradoura chegou", afirmou Kerry. O secretário de Estado admitiu que o caminho para se chegar a ela será difícil" mas disse estar "convencido" que a paz será alcançada graças aos esforços e a experiência das equipes negociadores.

Kerry também afirmou que ambas as partes devem estar comprometidas com a tomada de "decisões difíceis" e que o objetivo continua sendo a existência de "dois Estados vivendo um ao lado do outro em paz e segurança".

"Tanto israelenses como palestinos têm preocupações de segurança legítimas", frisou o chefe da diplomacia americana.

Livni e Erekat iniciaram na segunda-feira em Washington as primeiras conversas de paz diretas desde 2010, com um jantar no Departamento de Estado liderado por Kerry.

Os negociadores retomaram hoje o diálogo com um encontro no começo da manhã com o recém nomeado enviado especial dos EUA para o processo de paz, Martin Indyk.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]