• Carregando...
No maior julgamento contra a máfia desde o fim dos anos 1980, Justiça italiana condena integrantes da ‘Ndrangheta, da Calábria.
No maior julgamento contra a máfia desde o fim dos anos 1980, Justiça italiana condena integrantes da ‘Ndrangheta, da Calábria.| Foto: Folha PE

A Justiça italiana condenou neste sábado (6) 70 membros da 'Ndrangheta, um dos grupos mafiosos mais poderosos da Itália. Esse é considerado o maior julgamento contra a máfia desde o fim dos anos 1980. "Dos 91 acusados, 70 foram condenados", informou a agência de notícias italiana AdnKronos. Os absolvidos tinham menos responsabilidades. Alguns dos mais perigosos receberam a pena máxima, de 20 anos, solicitada pelos promotores, conforme informou a agência.

As acusações incluem tentativa de homicídio, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, extorsão e porte ilegal de armas. Os julgamentos acontecem desde janeiro na cidade de Lamezia Terme, sul da Calábria. Ainda há 355 réus para serem julgados e o processo deve levar mais de dois anos. As investigações duraram anos e culminaram em operações de busca em dezembro de 2019, de acordo com informações do G1.

A 'Ndrangheta, que atua numa das regiões mais pobres da Itália, a Calábria, controla a maior parte da cocaína que chega à Europa. Especialistas estimam que cerca de 150 famílias fazem parte da organização, apoiada por 6.000 membros e afiliados em sua base de operações na Calábria. Acredita-se que outros milhares trabalhem para a 'Ndrangheta em todo o mundo. O grupo ganhou destaque a partir do final dos anos 1980, com o julgamento de outra organização mafiosa, a Cosa Nostra, da Sicília, e condenação de seus integrantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]