i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Espaço

Nave espacial britânica Beagle 2 encontrada em Marte

Sonda estava perdida desde dezembro de 2003

  • PorAgência O Globo
  • 16/01/2015 07:47

Perdida há mais de uma década, a sonda espacial britânica Beagle 2 foi encontrada em Marte por um satélite da Nasa que orbita em torno do planeta vermelho, informou nesta sexta-feira a agência espacial do Reino Unido.

Em um comunicado, a agência afirmou que Beagle-2 "foi encontrado parcialmente implantado na superfície do planeta, acabando com o mistério sobre o que ocorreu com a missão há mais de uma década".

A descoberta demonstra que o projeto da sonda funcionou, já que ela pousou "com êxito em Marte no Natal de 2003. A nave foi batizada em homenagem ao barco "Beagle" com o qual o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, fez suas pesquisas.

Para que pudesse entrar em funcionamento, Beagle 2 precisava se implantar completamente após a aterrissagen, uma vez que era necessária a abertura total dos painéis solares para expor a antena RF, que transmitiria os dados e receberia os comandos da Terra.

"Infelizmente, devido à implantação parcial, não será possível ressuscitar a Beagle 2 e recuperar os dados", lamentou a agência.

A nave foi uma ambiciosa colaboração entre a indústria, as universidades britânicas e a Agência Espacial Europeia. Foi a ideia de Colin Pillinger - que levantou dinheiro para o projeto através de campanhas promocionais. Pillinger morreu em maio do ano passado. Muitos dos envolvidos na missão lamentaram que ele não viveu para ver a sonda ser encontrada.

O diretor deste organismo europeu, Jean-Jacques Dordain, comemorou a descoberta:

"O que foi encarado há 11 anos como um fracasso por fim não foi um fracasso total. Ao menos houve uma aterrissagem em Marte."

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.