Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tramitação no Legislativo

Netanyahu demite ministro que havia pedido paralisação da reforma judicial em Israel

Yoav Gallant havia afirmado que, “pelo bem do Estado de Israel e de nossos filhos”, processo legislativo de tramitação da reforma judicial deveria ser interrompido (Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI)

Ouça este conteúdo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, demitiu neste domingo (26) o ministro da Defesa, Yoav Gallant, que na véspera havia se tornado o primeiro membro do governo a pedir publicamente a paralisação do trâmite legislativo de uma proposta de reforma judicial no país.

Segundo o site do jornal The Times of Israel, o gabinete do primeiro-ministro apontou que Netanyahu decidiu transferir Gallant de cargo, mas não foi informado qual seria sua nova função.

Fontes próximas ao primeiro-ministro disseram ao The Times of Israel que Netanyahu decidiu demitir Gallant devido à “resposta fraca” às ameaças de militares do país de que não poderiam continuar servindo caso a reforma judicial seja aprovada. Críticos da medida apontam que ela busca aumentar o controle do governo sobre o Judiciário e reduzir sua independência.

No sábado (25), que foi o 12º sábado consecutivo de manifestações em Israel contra a proposta, Gallant havia dito que, “pelo bem do Estado de Israel e de nossos filhos, devemos interromper esse processo legislativo [de tramitação da reforma judicial]”.

Nesse domingo, o agora ex-ministro da Defesa e membro do Likud, partido de Netanyahu, escreveu no Twitter que “a segurança do Estado de Israel sempre foi e sempre será a missão da minha vida”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.