• Carregando...
Ajuda humanitária ainda não chegou a muitos atingidos pelo tufão | Reuters/Erik De Castro
Ajuda humanitária ainda não chegou a muitos atingidos pelo tufão| Foto: Reuters/Erik De Castro

O número de vítimas do tufão Haiyan, que devastou o centro e sul das Filipinas no início do mês, chegou a 5.209, informou nesta sexta-feira (22) o Conselho Nacional para a Redução de Risco e Gestão de Desastres.

Em entrevista coletiva, o ministro do Interior das Filipinas, Mar Roxas, informou que 4.919 das vítimas pertencem à região de Bisayas Oriental, a mais afetada pela passagem do tufão, e as 290 restantes no resto do país.

Roxas também especificou que as localidades com mais vítimas são Tacloban, Tanauan e Paló, todas elas na província de Leyte.

O ministro assinalou que é muito provável que o número de vítimas ainda aumente, tendo em vista que as equipes de resgate seguem em busca de corpos e o número de desaparecidos é de 1.582.

Em seu boletim de hoje, o Conselho Nacional para a Redução de Risco e Gestão de Desastres informou que mais de 10 milhões de pessoas foram afetadas pelo Haiyan e 4 milhões foram forçadas a se deslocar, das quais 381.022 passaram a ocupar 1.529 centros de abrigo.

Mais de 1 milhão de casas foram danificadas, das quais 536 mil ficaram completamente destruídas, além de danos em agricultura e infraestruturas avaliados em US$ 287 milhões.

Com ventos de até 315 km/h, o Haiyan foi o tufão mais forte registrado na atual temporada e o terceiro desastre mais mortífero na história recente das Filipinas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]