A chanceler alemã, Angela Merkel, e a ministra da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, em evento com militares que participaram da missão de evacuação de Cabul, em Seedorf, Alemanha, 22 de setembro| Foto:
Ouça este conteúdo

Após 16 anos da liderança estável de Angela Merkel na maior economia da Europa, os alemães irão às urnas no domingo (26) para escolher um novo chanceler.

CARREGANDO :)

A votação definirá os novos nomes do Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão. O líder do partido que conquistar o maior número de assentos tentará garantir a maioria do parlamento negociando com outros partidos, e então se tornará o novo ou a nova chanceler da Alemanha.

Merkel deixa o cargo com popularidade alta: 80% dos alemães aprovam o seu governo. Porém, o líder do seu partido, Armin Laschet, não parece ter o mesmo carisma e teve dificuldade em conquistar o eleitorado durante a campanha.

Publicidade

A disputa se acirrou na reta final, quando a margem entre os dois partidos que lideram a pesquisa se estreitou. As mais recentes pesquisas de opinião mostram que o Partido Social-Democrata (SPD, de centro-esquerda, diminuiu sua vantagem em relação à União Democrata Cristã (CDU), o partido de centro-direita de Angela Merkel.

Uma pesquisa encomendada pela emissora alemã ZDF mostra o SPD em primeiro, com 25%, e um aumento da CDU, que está logo atrás, com 23% das intenções de voto.

Outra pesquisa também publicada nesta sexta-feira, encomendada pelo Frankfurter Allgemeine Zeitung, indica uma disputa ainda mais acirrada entre o SPD (26%) e a CDU (25%).

A CDU de Merkel liderou a corrida durante a maior parte da campanha, até o final de agosto, quando o SPD tomou a dianteira. O partido de centro-esquerda manteve uma liderança confortável nas últimas semanas, mas essa vantagem se estreitou e hoje está dentro da margem de erro de 2,5% das pesquisas.

Segundo o Politico, que compila os dados das principais pesquisas, os Verdes aparecem em terceiro com 16%, seguidos pelo liberal FDP e a direita nacionalista AfD, ambos com 11%. A Esquerda aparece com 6%.

Publicidade

Quem são os candidatos

Favorito nas pesquisas, o candidato a chanceler pelo SPD, Olaf Scholz, é o atual ministro das Finanças e vice-chanceler da Alemanha. O advogado de 63 anos é tido como pragmático e experiente. Scholz foi eleito pela primeira vez no Bundestag em 1998; ocupou o cargo de ministro do Trabalho e já foi prefeito de Hamburgo.

Armin Laschet, sucessor de Merkel na liderança da CDU/CSU é governador do estado mais populoso da Alemanha, a Renânia do Norte-Vestfália. A sua popularidade despencou após as enchentes de julho, que atingiram duramente o seu estado, especialmente porque ele foi flagrado dando risada durante visita a uma das cidades devastadas na catástrofe.

O Partido Verde, que defende causas ambientalistas e progressistas, é liderado por Annalena Baerbock, considerada de centro. Ela chegou a liderar as pesquisas entre abril e maio, mas sua imagem foi prejudicada quando foi envolvida em escândalos e acusações de plágio e suposta prevaricação.

As possíveis coalizões

Como ocorreu em todos os governos alemães desde o final da Segunda Guerra Mundial, é muito provável que o próximo governo seja formado por uma coalizão entre dois ou três partidos.

Enquanto o SPD está liderando, o cenário mais provável é uma coalizão entre o partido de centro-esquerda, os Verdes e os liberais do FDP - bloco apelidado de "semáforo" por causa das cores vermelha, verde e amarela dos partidos.

Publicidade

Caso os conservadores da CDU/CSU saiam vitoriosos, o mais provável seria uma coalizão entre CDU/CSU, os Verdes e o FDP - chamada de "coalizão Jamaica", devido às cores preta, verde e amarela dos partidos, e com Armin Laschet como chanceler.

Outras configurações são possíveis, incluindo uma repetição do atual governo entre CDU/CSU e SPD, chamada "grande coalizão", ou uma aliança entre esses dois e mais um terceiro, que poderia ser o FDP ou os Verdes.

Uma coalizão que envolva o SPD e o partido A Esquerda também é possível. Na reta final da campanha, Merkel manifestou preocupação com a possibilidade de um governo mais a esquerda, dizendo que isso prejudicaria a estabilidade de seu país.

Principais questões

A pandemia de Covid-19 foi uma das principais questões do debate na Alemanha antes das eleições. Uma empresa de biotecnologia alemã, a BioNTech, desenvolveu em parceria com a americana Pfizer uma vacina contra Covid-19 em menos de um ano do início da pandemia. No entanto, a vacinação contra o coronavírus ainda é uma questão no país, que tem 63,7% da população totalmente imunizada.

Existe um debate no país sobre as regras que devem ser adotadas para o restante da população que ainda não está vacinada: eles podem frequentar restaurantes, shows, cinemas, etc, sem restrições ou apresentação de testes?

Publicidade

O clima também foi um tópico importante do debate eleitoral alemão. Após três anos de temperaturas muito altas, a Alemanha teve um verão chuvoso em 2021. Em julho, fortes tempestades provocaram enchentes que causaram 180 mortes e enorme destruição no oeste do país.

A questão da imigração retornou à pauta em 2021, devido à crise no Afeganistão, que provocou uma fuga em massa de pessoas que querem escapar do novo regime do Talibã no país.

Quando os resultados serão conhecidos?

As pesquisas de boca-de-urna serão divulgadas logo após o fechamento das urnas, às 18h em Berlim (13h em Brasília). Em seguida, são publicadas as primeiras projeções, que levam em conta a contagem dos primeiros votos. As projeções são atualizadas enquanto a contagem é feita. Os vencedores e perdedores podem ser conhecidos nas horas seguintes à votação, dependendo do que as projeções indicarem, como foi o caso na eleição de 2017.

No entanto, as negociações para formação da coalizão de governo podem levar semanas, também como foi o caso em 2017.

Como funcionam as eleições na Alemanha?

A cada quatro anos, os alemães escolhem os membros do Bundestag, o Parlamento federal da Alemanha, e consequentemente um novo chanceler. Todos os cidadãos do país estão aptos a votar a partir dos 18 anos, e o voto não é obrigatório. Nas eleições deste ano, 60,4 milhões de eleitores alemães poderão ir às urnas.

Publicidade

Os alemães podem enviar o seu voto por correio ou votar pessoalmente no dia da eleição. Na eleição de 2017, mais de um quarto dos eleitores optou por essa modalidade, e espera-se que a votação por correio bata recorde neste ano no país, devido à pandemia. Para isso, eles devem preencher uma cédula, de papel, fazendo duas escolhas:

No primeiro voto, eles escolhem um entre os candidatos locais, do seu distrito eleitoral. O candidato mais votado em cada um dos 299 distritos eleitorais tem uma vaga garantida no Parlamento. Portanto, metade dos 598 assentos do Bundestag é definida por essa votação.

A outra metade é definida pelo segundo voto, no qual os eleitores escolhem uma das listas dos partidos políticos dos 16 estados alemães. Essa votação determina a porcentagem de assentos que cada partido terá no Bundestag. Mas para ter representação no Parlamento, os partidos precisam atingir um mínimo de 5% dos votos na eleição – regra que, além de barrar a entrada de partidos nanicos, ajuda a evitar impasses políticos.

Com essas duas votações são eleitos pelo menos 598 membros do Bundestag. O número de assentos pode aumentar em determinadas circunstâncias. O Parlamento atual, eleito em 2017, tem 709 membros no total, o maior número na história alemã.

Depois da contagem de votos, os assentos são distribuídos entre os partidos de maneira proporcional aos votos obtidos na segunda escolha dos eleitores. A distribuição também leva em conta a alocação de assentos para cada estado, dependendo do tamanho de suas populações.

Publicidade

Como muito dificilmente um partido conquistará sozinho a maioria do Parlamento, os partidos então precisam negociar para formar uma coalizão de governo, que deve conter a maioria dos parlamentares.

Os candidatos a chanceler são os líderes definidos pelas convenções dos partidos meses antes das eleições. O Parlamento deve se reunir dentro de um mês após a divulgação dos resultados, e o grupo de partidos que tiver a maioria comandará o governo.

O cargo de chanceler é o que tem mais poder na Alemanha. O presidente, como chefe do Estado, tem uma função hierárquica mais alta, mas o seu papel é em grande parte cerimonial.