• Carregando...

Os parlamentares da Organização da Conferência Islâmica (OCI) pediram na noite desta sexta-feira "respeito ao direito inalienável" do Irã à energia nuclear, ao final de dois dias de reuniões na Malásia.

A OCI "pede o respeito total aos direitos inalienáveis de todas as nações na exploração de tecnologias modernas, incluindo a energia nuclear com fins pacíficos", declararam os parlamentares no comunicado final do encontro.

O documento também pede ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que pressione para acabar com as obras de reforma e as escavações realizadas por Israel na esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, que têm provocado protestos entre a comunidade muçulmana.

"Pedimos ao Conselho que adote medidas imediatas para suspender as escavações realizadas pelas autoridades israelenses de ocupação", diz a declaração final de 27 páginas.

Os parlamentares condenam ainda os atos terroristas no Iraque e manifestam seu apoio aos esforços do governo para desenvolver as forças militares iraquianas antes da "evacuação" das tropas estrangeiras.

O encontro de Kuala Lumpur reuniu 170 representantes de 36 dos 57 membros da OCI, presidida atualmente pela Malásia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]