• Carregando...

Já chega a 90 o número de mortos em virtude da passagem de Noel pelo Caribe. Com ventos de até 95 quilômetros por hora, a tempestade tropical vitimou, até o momento, uma pessoa na Jamaica, 24 no Haiti e pelo menos 66 na República Dominicana, segundo informou nesta quinta-feira a comissão dominicana de emergências. De acordo com o último boletim da instituição, cerca de 27 pessoas continuam desaparecidas no país, que está em estado de emergência. Pelo menos 62.428 pessoas foram evacuadas, 1.522, resgatadas e 15.607 imóveis foram afetados pelas chuvas. Mais de 50 comunidades estão sem comunicação e 35 pontes e estradas sofreram danos. A tempestadetambém afetou diversas plantações, destruindo quase totalmente o cultivo de bananas.

A ONU anunciou nesta quinta-feira o envio de uma equipe ao país para analisar a magnitude dos danos causados e o valor da ajuda internacional necessária para sua recuperação. O Escritório da ONU para a Assistência Humanitária (Ocha) afirmou em comunicado que a equipe de seis pessoas que está a caminho da República Dominicana trabalhará com as autoridades do país e com a organização humanitária Telecom sans Frontiers, que fornece sistemas de comunicação em situações de desastres naturais.

A agência indicou que o Governo dominicano desembolsou US$ 2,9 milhões para as tarefas emergenciais, ativou planos de emergência, e as equipes de resgate estão evacuando muitas localidades afetadas. O Governo dominicano tenta obter do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial empréstimos de emergência de US$ 200 milhões para enfrentar esta situação, segundo o secretário de Economia, Planejamento e Desenvolvimento, Temístocles Montás. Os empréstimos serão destinados para a compra de casas pré-fabricadas e a reparação das infra-estruturas.

De olho no rastro de devastação deixado por Noel no Caribe, o sudeste da Flórida entrou em alerta contra tempestades nesta quinta-feira. A tempestade tropical, que ruma para o norte, ganhou força nas últimas horas e alguns de seus ventos mais periféricos poderiam atingir as áreas costeiras de Miami e Fort Lauderdale, disseram meteorologistas dos EUA.

"Os ventos da tempestade estão perto o suficiente da costa para que qualquer desvio à esquerda em relação ao caminho previsto pudesse levá-lo à costa da Flórida", escreveu em um relatório o especialista Jack Beven, do Centro Nacional de Furacões, um órgão americano. "Por isso, um alerta para tempestades tropicais foi imposto neste momento para a área costeira dos condados de Miami-Dade e Broward."

Um alerta do tipo significa que condições de tempestade tropical, com ventos sustentáveis de ao menos 63 quilômetros por hora, podem verificar-se nas próximas 24 horas. Os ventos mais fortes do Noel atingiram a marca de 95 quilômetros às 10h (horário de Brasília) desta quinta. E devem chegar a seu pico de 119 quilômetros por hora sobre as Bahamas, no limite da marca que divide as tempestades dos furacões.

Meteorologistas dos EUA prevêem que a 14ª tempestade da temporada de furacões de 2007 no Atlântico dirija-se para as Bahamas na quinta-feira, afastando-se das instalações americanas de petróleo e gás no golfo do México.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]