Manifestante joga uma bomba de gás lacrimogêneo disparada pela polícia durante uma manifestação em Hong Kong| Foto: DALE DE LA REY/AFP

Milhares de pessoas que protestavam nas ruas de Hong Kong nesta quarta-feira (12) contra um projeto de lei que prevê a extradição para a China foram dispersadas pela polícia com balas de borracha e gás lacrimogêneo.

CARREGANDO :)

Esta é a primeira vez em décadas que balas de borracha são usadas em Hong Kong. Segundo a BBC, 22 pessoas foram feridas até agora, mas nenhuma delas está em condições graves.

Os manifestantes, a maioria jovem, bloquearam as ruas que dão acesso aos prédios do governo, tentaram forçar as barreiras de segurança e, depois de terem sido dispersados com gás lacrimogêneo, jogaram guarda-chuvas e outros objetos contra a polícia.

Publicidade

O governo de Hong Kong se recusa a abrir mão da lei de extradição, mesmo depois de um protesto massivo no fim de semana, que, segundo os organizadores, levou mais de um milhão de pessoas às ruas. O Conselho Legislativo, porém, adiou a segunda leitura do projeto.

Críticos da proposta de lei temem que, se aprovada, ela aplique efetivamente o sistema de justiça da China à cidade semi-autônoma.