• Carregando...
Tumulto começou quando imigrantes, em sua maioria sírios, tentaram entrar à força em estádio para fazer cadastro | Yannis Nbehrakis / Reuters
Tumulto começou quando imigrantes, em sua maioria sírios, tentaram entrar à força em estádio para fazer cadastro| Foto: Yannis Nbehrakis / Reuters

A polícia da Grécia usou extintores de incêndio e jatos d’água para tentar conter milhares de imigrantes que tentavam se registrar ontem em um estádio de futebol da ilha de Kos, no leste do país. Os imigrantes, em sua maioria sírios, fizeram fila na entrada do estádio para tentar receber ajuda humanitária do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur). O cadastro é a primeira etapa do processo de pedido de asilo.

Com a aglomeração e o forte calor, alguns imigrantes começaram a brigar entre si na entrada do estádio. Algumas pessoas começaram a forçar as portas do estádio, o que levou à reação da polícia, que usou pó químico para impedir a entrada dos imigrantes e dispersar o tumulto. Depois do confronto, imigrantes fizeram barricadas nas estradas para pedir mais rapidez na concessão dos benefícios por parte das autoridades.

Na segunda-feira, um policial da ilha foi afastado por apontar uma faca e dar um tapa no rosto de um imigrante paquistanês. A imagem foi registrada pela imprensa grega e gerou revolta entre os imigrantes.

A ilha de Kos, no mar Egeu, fica a 4 quilômetros de Bodrum, na Turquia. Por causa do fácil acesso, a ilha se tornou um dos principais pontos de chegada de imigrantes ilegais ao país, principalmente vindos do Oriente Médio.

“Há um perigo real de a situação sair do controle. Sangue será derramado”, disse o prefeito de Kos, Yorgos Kyritisis. Em forte crise financeira, o país e as autoridades locais afirmam não serem capazes de dar abrigo a todos os imigrantes. Segundo a ONU, cerca de 124 mil pessoas chegaram à Grécia neste ano na esperança de conseguir asilo em outros países da Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]