• Carregando...

Carlos Beltrán Leyva, irmão do chefão do narcotráfico mexicano morto pela marinha mexicana há duas semanas, foi detido no noroeste do México, disse a polícia federal mexicana, num sinal de que o governo do presidente Felipe Calderón não cederá na guerra contra o tráfico de drogas. A captura de Carlos Leyva aconteceu apenas duas semanas após soldados da marinha terem matado seu irmão, Arturo Leyva, durante um tiroteio na cidade de Cuernavaca, no centro do México. Arturo Leyva foi o chefe do tráfico mais poderoso morto pelas autoridades mexicanas desde que Calderón enviou, há três anos, milhares de soldados para vários Estados mexicanos para combater o narcotráfico.

A Secretaria de Segurança Pública informou em comunicado que Carlos Beltrán Leyva foi detido na quarta-feira em Culiacán, capital do estado ocidental de Sinaloa. Os cinco irmãos Leyva fundaram o cartel que leva o sobrenome deles nessa cidade, onde vários nasceram. No passado, as autoridades haviam descrito Carlos Leyva como um dos principais integrantes do cartel, mas não é sabido se ele tomou as rédeas da organização após a morte do seu irmão. Um terceiro irmão, Alfredo Beltrán Leyva, foi detido em janeiro de 2008.

Um quarto irmão, Mario Leyva, permanece foragido e é um dos 24 chefes do narcotráfico mais procurados do México. As autoridades oferecem uma recompensa de US$ 2 milhões pela captura de Mario Leyva. A polícia informou que Carlos Leyva, no momento em que foi detido, levava uma carteira de motorista falsa, que o identificava como Carlos Gámez Orpineda. A polícia acrescentou que embora existisse uma ordem de detenção contra Carlos Leyva desde 2008, ele não estava na lista dos mais procurados. As autoridades encontraram duas pistolas e munição no carro de Leyva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]