• Carregando...

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, disse nesta quinta-feira (11), durante discurso de celebração do 31º aniversário da Revolução Islâmica, que seu país já tem capacidade para enriquecer urânio a 80%, mas que, neste momento, não está interessado a produzir urânio neste nível, que deixaria o país muito próximo da bomba atômica.

Ahmadinejad afirmou ainda que o Irã produziu sua "primeira reserva" de urânio enriquecido a 20% para uso civil. "O enriquecimento se iniciou na terça-feira (9) e os cientistas foram capazes de conseguir o primeiro lote de urânio enriquecido a 20%", disse o presidente iraniano.

O Irã atualmente enriquece urânio a 3,5%. Para o uso do material em bombas nucleares, é preciso enriquecer (purificar) o material a 80%.

Crítica a Obama

Ahmadinejad também disse que o presidente dos EUA, Barack Obama, desperdiça oportunidades e "serve à vontade de Israel ao punir o Irã".

"Infelizmente, a esperança de mudança está rapidamente dando lugar à desesperança", afirmou .

"Obama desespera todo o mundo. Infelizmente, desperdiça oportunidades, não atua corretamente e segue um caminho contrário a seus próprios interesses e aos do povo americano, mas serve à vontade dos sionistas", completou.

Milhares de iranianos se reuniram na manhã desta quinta na grande Praça Azadi de Teerã para celebrar o 31º aniversário da revolução islâmica, em meio a um forte esquema de segurança.

As autoridades proibiram a presença da imprensa estrangeira no evento, limitando as atividades dos correspondentes a uma tribuna oficial.

A multidão chegou ao local com bandeiras do país e cartazes com frases já conhecidas como "Morte a Israel" e "Morte aos Estados Unidos", segundo as imagens exibidas pela televisão estatal.

Os principais líderes da oposição, que não têm o direito de se manifestar, convocaram seus partidários a comparecer aos eventos oficiais em todo o Irã para protestar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]