• Carregando...

A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal encaminhou hoje (20) pedido de esclarecimentos ao embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, sobre a detenção do brasileiro David Miranda.

Namorado do jornalista americano Glenn Greenwald, autor das primeiras reportagens que revelaram suspeitas de espionagem dos EUA em diversos países, Miranda ficou detido por ao menos nove horas no domingo, no aeroporto de Heathrow.

Antes de passar pelo Reino Unido, Miranda visitou na Alemanha a documentarista Laura Poitras, que ajuda Greenwald a divulgar o material vazado pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. O brasileiro diz que a polícia britânica confiscou seus equipamentos eletrônicos, incluindo um laptop e pen drives.

Em documento enviado à embaixada, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) pede mais informações sobre o episódio e afirma que "não é cabível" a detenção do brasileiro com base em lei antiterrorismo do país, uma vez que não há acusações formais contra David Miranda.

"A única hipótese levantada até o momento (...) é que [trata-se de] uma tentativa de intimidação de seu companheiro Glenn Greenwald", afirma trecho do ofício.

O governo britânico defendeu hoje a detenção do brasileiro. Um porta-voz do Ministério do Interior sugeriu, em declaração à imprensa, que Miranda carregava "informações roubadas" que poderiam ser úteis a terroristas."O governo e a polícia têm o dever de proteger as pessoas e nossa segurança nacional", afirmou.

De acordo com a rede BBC, advogados do "Guardian" estão ajudando o brasileiro em uma ação para pedir à Justiça britânica que impeça o governo de examinar o material apreendido com ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]