• Carregando...

O Senado da Itália aprovou nesta sexta-feira um pacote que dá às autoridades mais poderes no combate ao terrorismo, e o governo alertou que o país está sob um "intenso e prolongado" estado de alerta elevado.

As medidas permitirão que a polícia prenda e deporte suspeitos e imponha maior vigilância ao uso da Internet e dos telefones, além de aumentar as penas para crimes relativos ao terrorismo.

As novas medidas antiterror foram redigidas após os ataques a Londres e aprovadas por decreto na semana passada, mas à necessário o voto no Parlamento para mantê-las em vigor.

A partir de agora, haverá uma definição mais ampla para os crimes de recrutar e treinar terroristas. Também será ilegal preparar explosivos para atentados ou ensinar seu uso a terceriros.

A polícia poderá manter suspeitos presos por até 24 horas, e não mais 12, para confirmar sua identidade, e terá autorização para recolher amostras de saliva para a realização de exames de DNA em pessoas sob investigação. Até agora, os exames de DNA só podiam ser realizados perante uma acusação formal no Judiciário.

As medidas também facilitam o trabalho de monitoramento policial sobre os telefones e a Internet. Estrangeiros considerados uma ameaça poderão ser expulsos, mas os imigrantes ilegais que colaborarem com investigações poderão receber vistos de residência.

A proposta agora vai para a Câmara dos Deputados, cujo presidente programou uma maratona de votações para que as leis sejam aprovadas ainda no fim de semana, antes do recesso de verão.

- As evidências nos levam a considerar que um ataque ao nosso país é uma possibilidade - disse o ministro do Interior, Giuseppe Pisanu, aos senadores antes da votação desta sexta-feira.

- A iminente ameaça internacional do terrorismo islâmico ainda está levando a um intenso e prolongado estado de alarme - afirmou.

A Itália por enquanto não sofreu atentados de radicais islâmicos em seu território, mas, após as explosões deste mês em Londres e no balneário egípcio de Sharm El Sheikh, a maioria dos italianos considera que um ataque no país é apenas uma questão de tempo.

O governo italiano, assim como o britânico, é aliado incondicional de Washington e enviou 3.000 soldados ao Iraque. As autoridades reforçaram a segurança nos transportes, mas mensagens agressivas pela Internet e uma série de falsas ameaças deixam os italianos com os nervos à flor da pele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]