• Carregando...

Edward Snowden, o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês) responsável por revelar ao mundo um sistema de espionagem confidencial do governo americano, garantiu que os funcionários da inteligência russa não poderiam ter acesso à informações secretas dos EUA. Em uma entrevista ao jornal "New York Times", Snowden afirmou que não levou qualquer documento secreto para a Rússia quando fugiu para o país em junho. Segundo ele, todos os arquivos foram entregues a jornalistas que ele conheceu em Hong Kong, antes de voar para Moscou, e não mantém cópias com ele.

"Não levei os arquivos para a Rússia porque não serviria de interesse público. Qual seria o valor de levar pessoalmente uma outra cópia do material comigo?", questionou.

Ele também afirmou que foi capaz de proteger os documentos de espiões chineses porque conhecia as habilidades de inteligência daquelepaís: como técnico da NSA teve como alvo operações chinesas e chegou a ministrar um curso sobre cyber inteligência sobre Pequim.

"Há zero porcento de chances dos russos ou chineses terem recebido qualquer documento", afirmou.

Quando Snowden conseguiu asilo político de Moscou, em agosto deste ano, oficiais americanos expressaram grave preocupação com os arquivos confidencias que poderiam cair nas mãos dos serviços de inteligência estrangeiros. Mas Snowden afirmou acreditar que funcionários da NSA sabem que ele não cooperou com russos ou chineses.

Em uma longa entrevista realizada durante vários dias na semana passada, Snowden deu ao "New York Times" respostas detalhadas às acusações que foram feitas contra ele por oficiais americanos e outros críticos - desde sugestões de que ele se desiludiu com a NSA e decidiu divulgar os documentos. O ex-técnico também falou sobre o atual debate internacional sobre a vigilância, resultado das revelações. A entrevista foi realizada através de comunicações online criptografadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]