• Carregando...

A resolução

- A força de paz recebeu o nome de Forças Híbrida das Nações Unidas e da União Africana (Força Unamid).

- A tropa é composta por quase 26 mil pessoas, entre soldados (19.555), civis (3.772) e policiais (2.660).

- O custo da operação é estimado em US$ 2,5 bilhões.

- A data oficial do início da missão é de 31 de dezembro de 2007, embora alguns soldados serão deslocados antes dessa data.

Cartum – O Sudão endossou ontem uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) para receber uma força de paz de 26 mil soldados na região do Darfur, aumentando as esperanças de que o despacho de uma força armada maior, pela primeira vez, providenciará segurança aos civis na conflagrada região.

Se realmente enviada ao Sudão, a força será o maior exército em uma operação de manutenção de paz, sob a resolução aprovada na terça-feira, e terá uma forte autoridade para impedir ataques contra civis.

Helicópteros de ataque que deverão ser enviados com a força de paz darão uma vantagem maior aos militares, ao permitir que se movimentem mais rápido pelo extenso território – com cerca de metade do tamanho da França – para debelar ataques das milícias árabes Janjaweed aos vilarejos.

Mas o Sudão tem uma longa história em impedir qualquer presença internacional no Darfur, mesmo após ter aceito antes o envio de tropas. A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, disse ontem que os EUA observarão de perto o comportamento do Sudão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]