Ahmad Khan Rahami foi denunciado pelo uso de arma de destruição em massa e outros três crimes| Foto: HO/AFP

O suspeito dos atentados em Nova York e Nova Jersey, Ahmad Khan Rahami, foi denunciado nesta terça-feira (20) pelo uso de arma de destruição em massa e outros três crimes, segundo um documento publicado pelo promotor do distrito sul do estado de Nova York, Preet Bharara.

CARREGANDO :)

A denúncia contra o jovem americano de origem afegã de 28 anos, apresentada no tribunal de Manhattan, também inclui ataque com explosivo em local público, destruição de propriedade e uso de dispositivo destrutivo para cometer crime violento.

Na segunda-feira, Rahami foi denunciado por tentativa de homicídio de policiais, após a troca de tiros com agentes na localidade de Elizabeth, em Nova Jersey, onde finalmente foi detido.

Publicidade
Veja também
  • Suspeito de ligação com explosões em Nova York e Nova Jersey é detido
  • Explosão em Nova York não feriu brasileiros, diz Itamaraty
  • Homem alerta para mais explosões em disque denúncia dos EUA

Uma das quatro bombas caseiras fabricadas por Rahami explodiu no bairro Chelsea, em Nova York, deixando 29 feridos leves. A outra bomba explodiu na costa de Nova Jersey e não deixou vítimas, mas provocou a suspensão de uma corrida de caridade dos Marines.

Segundo a denúncia de Bharara, a investigação permitiu estabelecer que Rahami comprou, entre junho e agosto, elementos possíveis de integrar um dispositivo explosivo.

O documento, de 14 páginas, assinala que é possível observar em um vídeo recuperado do celular de um parente Rahami colocando material incendiário em um recipiente cilíndrico, dois dias antes do ataque.

Um texto escrito a mão por Rahami e encontrado após sua prisão, na segunda-feira, trás críticas ao governo dos Estados Unidos pelo “massacre” de combatentes muçulmanos no Afeganistão, Síria, Iraque e outras regiões.

Publicidade

Rahami também escreveu que estava preocupado com a possibilidade de ser detido antes de poder realizar o ataque suicida, assinala a denúncia.