• Carregando...
Casal de dançarinos Fanny e Fabio se apresenta em Buenos Aires: tango triunfa | Daniel Garcia/AFP
Casal de dançarinos Fanny e Fabio se apresenta em Buenos Aires: tango triunfa| Foto: Daniel Garcia/AFP

Dubai - As Nações Unidas declararam on­­­­tem o tango patrimônio cultural da humanidade. Os 24 membros do Comitê Intergo­­verna­­men­­tal de Patrimônios Intan­­gí­­veis da Unesco conferiram à música e dança proteção cultural du­­rante sua reunião em Abu Dhabi.

Com essa designação, Argen­­tina e Uruguai, que brigam para serem considerados o local de origem do tango, poderão receber assistência financeira de um fundo especializado em salvaguardar as tradições culturais. Além disso, vai ajudar os dois governos a justificar o uso de fundos públicos para preservar seu mais fa­­moso produto de exportação de­­pois da carne.

"Estamos muito orgulhosos, disse Hernan Lombardi, secretário da Cultura da cidade de Bue­­nos Aires. "Esperamos que esta decisão ajude a difundir a tradição do tango por todo o mundo".

Em Montevidéu também houve comemoração. "Estamos muito felizes", afirmou o diretor uruguaio de Cultura, Hugo Achugar. "Essa decisão reafirma os laços tradicionais de irmandade que existem com a Argentina... os laços culturais existentes entre os dois países", acrescentou.

O tango surgiu como um estilo de dança na última década do século 19 nos subúrbios de Bue­­nos Aires e Montevidéu. É popular na Europa, Japão e Estados Unidos. Seu recente aumento de popularidade é atribuído, em par­­te, ao musical da Broadway "Fore­­ver Tango" e ao programa de televisão "Dançando com as Estrelas".

"O tanto é um sentimento que se pode dançar e esse sentimento, evidentemente, é a paixão", disse Lombardi.

Durante anos Argentina e Uruguai brigaram sobre o lugar de nascimento do grande intérprete do ritmo, Carlos Gardel. No ano passado, os dois países deixaram de lado suas diferenças e iniciaram um esforço conjunto para convencer a Unesco a colocar o tango entre as tradições que merecem a proteção da humanidade.

Segundo a Unesco, o patrimônio imaterial mundial se manifesta, por exemplo, em expressões orais, artesanato das artes do espetáculo, práticas sociais, rituais ou eventos festivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]