• Carregando...
O presidente dos EUA, Donald Trump, em reunião com a governadora do Iowa, Kim Reynolds, na Casa Branca, 6 de maio de 2020. Trump voltou a defender a reabertura das atividades no país
O presidente dos EUA, Donald Trump, em reunião com a governadora do Iowa, Kim Reynolds, na Casa Branca, 6 de maio de 2020. Trump voltou a defender a reabertura das atividades no país| Foto: Doug Mills-Pool/ Getty Images/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (6) que voltou atrás nos planos para encerrar a força-tarefa de combate ao coronavírus da Casa Branca, formada por médicos, especialistas e líderes do governo. O grupo, criado em janeiro, é composto por 22 membros e liderado pelo vice-presidente dos EUA, Mike Pence.

"Eu achei que a encerraríamos mais cedo", disse Trump a jornalistas na Casa Branca. "Mas eu não tinha ideia de como a força-tarefa é popular até ontem quando comecei a falar sobre gradualmente encerrá-la", disse o presidente americano, segundo a imprensa local.

O republicano afirmou que a força-tarefa terá como foco a segurança e a reabertura da economia do país, além de vacinas e terapêuticas.

Mike Pence havia falado ontem sobre os planos de reduzir gradualmente as atividades da força-tarefa.

Trump considerou os efeitos da pandemia do coronavírus pior do que o ataque surpresa do Japão contra Pearl Harbor em 1941 ou os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

"É realmente o pior ataque que já sofremos. Pior que Pearl Harbor. Pior que [os atentados] ao World Trade Center. Nunca houve um ataque assim", afirmou.

O presidente americano também defendeu a reabertura da economia, mesmo ainda em meio à pandemia de coronavírus. "Não podemos manter o país parado durante anos, precisamos fazer algo", argumentou.

Questionado se isso não pode causar mais mortes, ele respondeu: "Espero que não seja o caso, mas pode ser, sim". Segundo ele, certas pessoas devem continuar em suas casas, especialmente aquelas com mais de 60 anos e as que possuem problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas.

"Nós temos de ter nosso país reaberto de novo. E, veja, as pessoas querem voltar, nós teremos um problema se não acontecer isso", comentou.

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia do novo coronavírus. Mais de 1,2 milhão de pessoas foram infectadas e mais de 72 mil morreram pela Covid-19 no país. Desse total, 189.791 se recuperaram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]