Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Zimbábue

Tsvangirai rejeita tese de sabotagem em acidente de carro

Declaração afasta qualquer possibilidade de tensão no governo.

Morgan Tsvangirai desembarca no aeroporto internacional de Harare após deixar o hospital em Botsuana | Philimon Bulawayo / Reuters
Morgan Tsvangirai desembarca no aeroporto internacional de Harare após deixar o hospital em Botsuana (Foto: Philimon Bulawayo / Reuters)

O primeiro-ministro do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, descartou nesta segunda-feira (9) que o acidente que o feriu e que matou sua esposa tenha sido uma sabotagem. A declaração afasta temores de que haveria uma nova onda de tensão dentro do governo.

Além do luto, Tsvangirai sofre intensa pressão para tentar salvar a economia do país sob o novo governo de unidade, em que ele atua ao lado do ex-arquirrival Robert Mugabe, presidente do país.

Após voltar para casa depois de ficar hospitalizado em Botsuana, Tsvangirai disse a simpatizantes que, apesar das especulações, a chance de sabotagem no acidente é de "uma em mil".

"Foi um acidente que infelizmente tirou uma vida. Tenho certeza de que a vida tem de continuar, e que ela (sua esposa) gostaria que a vida continuasse", declarou.

Na sexta-feira, o carro em que o casal viajava se chocou contra um caminhão numa estrada esburacada, despertando suspeitas de muitos zimbabuanos.

O motorista do caminhão compareceu na segunda-feira a um tribunal de Chivhu, 150 quilômetros ao sul de Harare, acompanhado por três policiais à paisana.

Chinoona Mwanda foi libertado sob fiança e terá de voltar a depor no dia 23.

"Ele está bastante abalado, ainda não chegou a termos com a realidade de que houve perda de vida", disse seu advogado, Chris Mhike, a jornalistas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.