• Carregando...
Manifestantes pró-Rússia colocam fogo em prédio de Donetsk | REUTERS / Marko Djurica
Manifestantes pró-Rússia colocam fogo em prédio de Donetsk| Foto: REUTERS / Marko Djurica
  • Policiais em Odessa, na Ucrânia

A polícia da Ucrânia informou nesta terça-feira que identificou 38 dos 46 mortos na sexta-feira durante os enfrentamentos violentos e o incêndio na Casa dos Sindicatos na cidade de Odessa, no sul do país.

"Segundo os dados oficiais, após os fatos do dia 2 de maio em Odessa, 46 corpos foram transferidos ao instituto médico legal da região. Foram identificados 38", afirmou um comunicado do Departamento Regional de Odessa do Ministério do Interior.

Além disso, desde que aconteceu o incêndio, a polícia recebeu denúncias do desaparecimento de cinco pessoas, das quais duas já foram identificadas entre os corpos trazidos da Casa dos Sindicatos, onde ocorreu o incêndio.

A Ucrânia declarou luto nacional no último fim de semana pela tragédia de Odessa, na qual a maioria dos mortos foram insurgentes pró-russos que tinham ocupado o edifício quando fugiam da polícia, depois dos enfrentamentos na cidade entre manifestantes opostos.

Os pró-russos acusam o grupo rival, partidários do governo de Kiev, de incendiar o edifício com o lançamento de coquetéis molotov e outros artefatos explosivos caseiros.

A polícia garante que os primeiros também lançaram objetos e atiraram contra a multidão.

Grupos pró-russos radicais publicaram nas redes sociais os endereços de alguns ativistas pró-Kiev e prometeram vingança pela morte de seus partidários.

Donetsk fecha seu espaço aéreo por operação antiterrorista

A cidade de Donetsk, principal ponto de resistência dos milicianos pró-Moscou, fechou seu espaço aéreo nesta terça-feira por conta da operação antiterrorista lançada pelas autoridades da Ucrânia.

O aeroporto Sergei Prokofiev cancelou tanto voos nacionais como internacionais.

"As chegadas e saídas de aeronaves no aeroporto de Donetsk foram suspensas por disposição do Serviço de Aviação Estatal da Ucrânia", diz um comunicado do aeroporto.

Segundo a nota, todos os voos estão suspensos até o meio-dia (horário local), no entanto, o site do aeroporto também mostra o cancelamento de voos posteriores.

Além disso, seis bancos nas cidades de Slaviansk, Kramatorsk e Konstantinovka, na região de Donetsk, encerraram suas operações por questões de segurança, informaram agências locais.

As autoridades ucranianas prosseguem a ofensiva contra a resistência dos insurgentes pró-russos no leste do país.

O ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, estimou em mais de 30 os milicianos pró-Moscou que morreram ontem nos combates nos arredores de Slaviansk.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]