• Carregando...
Depósito de combustível em chamas em Belgorod, na Rússia
Depósito de combustível em chamas em Belgorod, na Rússia| Foto: Reprodução Twitter

A Rússia acusa a Ucrânia de promover um ataque aéreo em seu território, o que, segundo o Kremlin, pode impactar as negociações de paz entre os dois países. Segundo o Ministério de Defesa russo, dois helicópteros supostamente ucranianos atingiram um depósito de combustível na cidade de Belgorod, na sexta-feira (1º). Um alto funcionário do governo ucraniano negou a responsabilidade pelo episódio, de acordo com a agência de notícias Reuters.

"Por alguma razão eles dizem que nós fizemos isso, mas de acordo com nossas informações isso não corresponde à realidade", disse o secretário do Conselho de Segurança ucraniano, Oleksiy Danilov. Anteriormente, o porta-voz do Ministério da Defesa do país, Oleksandr Motuzyanyk, não confirmou nem negou a autoria dos ataques.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o presidente Vladimir Putin foi informado sobre o episódio, o que, acrescentou, pode comprometer as negociações de paz entre Moscou e Kiev.  "Ele diz que isso não ajuda as conversas, mas ajuda as conversas quando matam nossas crianças, nossas mulheres - esses ultrajes que cometem em nossa terra? Essas pessoas são meio doentes", retrucou Danilov.

A acusação sobre um ataque ucraniano ao território russo é a primeira desde o início da guerra. Ao longo do período, a Rússia tem se utilizado da manipulação de informações e da censura (incluindo chamar a guerra de “operação militar especial”), o que torna mais difícil a apuração de informações sobre o conflito.

A Reuters teve acesso a imagens de câmeras de segurança próximas ao local que mostram um flash de luz, semelhante a um míssil, disparado de baixa altitude no céu, seguido por uma explosão no solo. Segundo autoridades russas, o depósito era de uso exclusivamente civil. A empresa petrolífera proprietária da instalação informou que não houve feridos no incêndio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]