Cerca de 25% do sistema financeiro russo será afetado pela desconexão com a Swift| Foto: EFE
Ouça este conteúdo

A União Europeia publicou, nesta quarta-feira (2), a norma de expulsão de sete bancos da Rússia da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift) como resultado da invasão da Ucrânia pelo país.

CARREGANDO :)

Por outro lado, não foram incluídos na relação o Sberbank, maior banco russo, e o Gazprombank, porque eles processam grande parte das transações de energia com o bloco.

A lista de instituições a serem expulsas do sistema inclui Bank Otkritie, Novikombank, Promsvyazbank, Bank Rossiya, Sovcombank, Vnesheconombank (VEB) e VTB, sendo este último o segundo maior do sistema financeiro russo, de acordo com o Diário Oficial da UE.

Publicidade

O Conselho da União Europeia declarou em um comunicado que a desconexão - combinada com o G7 no último fim de semana - será efetivada em dez dias e também valerá a qualquer pessoa, entidade ou organismo estabelecido na Rússia e cujos direitos de propriedade sejam direta ou indiretamente detidos em mais de 50% por uma das entidades envolvidas.

Além disso, a UE também proíbe neste pacote de sanções investimentos em futuros projetos cofinanciados pelo Fundo Russo de Investimento Direto, bem como a venda, fornecimento, transferência ou exportação de cédulas denominadas em euro para a Rússia, incluindo o governo russo e o Banco Central da Rússia.

A UE decidiu deixar o principal banco russo, Sberbank, e o Gazprombank de fora da relação de sancionados para não dificultar as operações de compra de gás e petróleo pelos países europeus.

"Gostaríamos de desativar transações específicas, mas a Swift não funciona assim. Você não pode discriminar diferentes tipos de transações, então tivemos que deixá-los fora da lista", disseram as fontes, além de apontarem que 25% do sistema financeiro russo será afetado pela desconexão com a Swift, e isso sem contar o VEB, que é um banco de desenvolvimento.

Com sede na Bélgica, o sistema Swift conecta cerca de 11 mil instituições financeiras ao redor do mundo e funciona como uma plataforma de comunicação de transações financeiras.

Publicidade