• Carregando...

Um estudo descobriu que as geleiras estão derretendo mais rapidamente hoje do que em qualquer momento dos últimos cinco mil anos, devido a um período de aquecimento global sem precedentes, de acordo com reportagem desta terça-feira do "Independent".

Amostras de gelo retiradas de cadeias montanhosas distantes uma das outras, como a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e o Himalaia, na Ásia, revelaram como a mudança de clima está levando a uma retração em larga escala das geleiras nos trópicos.

Ainda segundo o "Independent", cientistas da Universidade do Estado de Ohio, liderados por Loonie Thompson, apresentaram três evidências que apontam para o derretimento drástico das geleiras tanto nos Andes quanto no Himalaia: uma mudança nos isótopos das amostras de gelo, uma larga retração dos glaciares e o aparecimento de plantas congeladas que estiveram cobertas durante milhares de anos.

"Estas três linhas de evidências mostram que o atual aquecimento e retração dos glaciares associada a ele não têm precedentes em algumas áreas há pelo menos 5.200 anos", afirmam os autores do estudo.

Segundo eles, o derretimento das geleiras não apenas está contribuindo para o aumento do nível dos mares, como também ameaça o suprimento de água potável em várias das regiões mais populosas do mundo.

Thompson disse ao "Independent" que a pesquisa foi baseada em quase 50 expedições científicas a sete geleiras nas últimas três décadas, incluindo visitas a Peru, Bolívia e China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]