i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Gerenciar as férias

  • PorMaria Tereza Fuck de Oliveira
  • 03/01/2020 18:00
Gerenciar as férias
| Foto: Justine FG/Free Images

Quem não gosta de estar de férias? Assim como os adultos, as crianças aguardam ansiosas por este período do ano. Um dos maiores desafios desta fase é conciliar o tempo livre dos filhos com o período de descanso dos pais. Nem todas as famílias conseguem tirar férias ao mesmo tempo. Apesar disso, é possível aproveitar cada momento de forma única e especial.

Mais que proporcionar viagens e buscar uma agenda repleta de atividades (cinema, shopping, parques etc.) o mais importante é estar verdadeiramente presente junto às crianças. Ainda que este tempo seja menor do que muitos pais gostariam, o que mais vale é a qualidade desta presença e de que forma cada instante é valorizado.

Dar espaço ao ócio durante as férias pode ser uma boa oportunidade de exercitar a criatividade

Ter a oportunidade de estar junto, desconectado do celular e de outras distrações, brincar e escutar atentamente o que as crianças estão falando, jogar e ler são só algumas possibilidades. Outras boas sugestões incluem envolver os filhos em atividades como cozinhar, arrumar um armário, lavar o carro e dar banho no cachorro. Essas práticas diárias se tornam ainda mais valorosas quando podem ser feitas em família.

É claro que viajar, conhecer lugares novos e estar na praia são atividades maravilhosas quando estamos em férias. Se isso é possível, vale a pena aproveitar cada instante, não apenas registrando e postando nas redes sociais, mas aproveitando para valorizar a curiosidade inata das crianças, ampliando seu repertório de experiências e mostrando como aquilo que se aprende na escola se torna significativo quando nos relacionamos. Afinal, nada como estar diante da obra real de um pintor estudado ou ver uma estrela do mar durante uma caminhada na praia.

Por outro lado, dar espaço ao ócio durante as férias pode ser uma boa oportunidade de exercitar a criatividade. Então, uma boa opção é propiciar momentos nos quais os filhos possam criar as suas brincadeiras sozinhos, construir seus castelos, inventar fantasias, fazer experiências culinárias ou científicas.

Conhecer a própria cidade e explorar o bairro onde se vive pode ser uma boa opção para esse período. As crianças podem adorar andar de ônibus, visitar os pontos turísticos, conhecer bibliotecas, jogar bola na pracinha ou simplesmente brincar com os vizinhos. As férias podem ser um momento de desacelerar, de mostrar às crianças que o tempo é um bem precioso.

Maria Tereza Fuck de Oliveira é coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Anjo da Guarda.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.