| Foto: Felipe Lima

Criado em 1991, o Mercosul surgiu com a ideia de que pudéssemos, na parte sul da América Latina, criar um bloco parecido com a União Europeia, no qual a integração facilitasse as trocas econômicas e o desenvolvimento dos países-membros. Entretanto, quando contrastamos aquelas ideias iniciais com as práticas que foram realizadas, vê-se que o destino do Mercosul foi completamente diferente do proposto.

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Em primeiro, lugar porque a tradição isolacionista e intervencionista dos países-membros sempre foi um grande impeditivo para a integração de fato: Cristina Kirchner teve o costume de aumentar as tarifas dos produtos importados, tipo de medida executada também pela nossa ex-presidente Dilma Rousseff. De fato, a integração ficou só no papel, já que a ideia de tarifas unificadas, com simplificação de comércio dentro do bloco, nunca saiu do papel.

Isso sem considerar que o bloco foi utilizado para desventuras ideológicas, como por exemplo a inclusão de um país ditatorial, a Venezuela, pelo simples fato de que esta ajudava no financiamento de campanhas de candidatos de esquerda com os seus petrodólares. No século 21, esse foi o único objetivo do bloco que teve “sucesso”: por meio de uma ideologia equivocada que vê a economia como um jogo de soma zero, o bloco preferiu construir relações por ideologia e não por benefícios econômicos, algo que os mais prudentes lamentavelmente já avisavam: a Argentina viveu um ciclo de hiperinflação, a Venezuela se tornou o inferno na Terra e o Brasil ainda sofre com a pior crise da sua história.

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Vivemos um fenômeno global de descrença nos blocos econômicos. A União Europeia, por exemplo, com sua grande rede de regulações e normativas que estrangulam a atividade econômica dos países-membros, hoje está em descrédito e em quase todos os países há partidos ou grupos que pedem o fim do bloco. Bruxelas se tornou um exemplo de como a centralização atrapalha o crescimento.

Em um contexto no qual o Brasil tenta se abrir para o mundo e se integrar às cadeias globais de produção, o Mercosul acaba sendo uma âncora que restringe a assinatura de tratados de livre comércio com outros países (algo impedido pelas regras do acordo), ainda mais quando a Argentina optou por um candidato peronista que já sinaliza com o congelamento de preços. Enquanto isso, o Chile mantém diversos acordos, o que ajudou no seu crescimento econômico.

Esse novo alinhamento de cooperação com os países desenvolvidos é uma política crucial para que possamos melhorar a especialização do trabalho e, como consequência, a alocação dos recursos. Abandonar as práticas nacionalistas de Estado grande e de protecionismo possibilitará ao país se integrar às cadeias de produção por meio das nossas maiores capacidades: a abundância de recursos naturais. Já passou da hora de esquecermos o nosso complexo de vira-lata oprimido pelas potências.

Ao contrário do que se pensa, o fim do bloco não impedirá a continuidade dos intercâmbios comerciais com nossos vizinhos, já que a descentralização do poder aumenta a interdependência e a cooperação entre os países. O Brasil e os outros países do Mercosul continuarão comercializando por motivos naturais – o bloco tem pouco impacto nisso. A hora é de uma abertura unilateral irrestrita pra o mundo, com uma política comercial de verdade, que retome o nosso crescimento.

Artur Ceolin é investidor e aluno do Master em Economia da Escola Austríaca na Universidade Rey Juan Carlos (Madri).

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