• Carregando...
Gastos com servidores inativos  comprometem cada vez mais o orçamento dos estados. | /Osvalter Urbinati
Gastos com servidores inativos comprometem cada vez mais o orçamento dos estados.| Foto: /Osvalter Urbinati

1. Autodefesa

Com a Lava Jato batendo às portas da Câmara e do Senado, os políticos estão se dedicando ao que fazem de melhor: salvar a própria pele.

*

2. Ensino médio

Por que a MP da reforma preocupa? Entenda em 5 pontos.

*

3. Rombo

O problema da previdência no Paraná: em oito anos, o estado vai gastar mais com aposentados e pensionistas do que com servidores ativos. As causas, as consequências e o que o governo sugere fazer.

*

4. Nostalgia

Pegou balada no fim de semana? Com certeza não foi tão boa quanto as dos anos 1990, que aceitavam VT. Os repórteres Sandro Moser e Lucas França ajudam a lembrar como era nos tempos do 1250, Sunshine e Sistema X.

*

5. Russos

Lobo Zabivaka. Esse é o assustador nome do mascote da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

*

6. Com emoção

Ney Leprevost (PSD) e Rafael Greca (PMN) entram na última semana da corrida eleitoral em empate técnico e trocando farpas. Greca usou seu programa eleitoral no final de semana para atacar Leprevost, que desmentiu todas as acusações.

*

7. Frilas

Freelance é muito mais que bico: é um estilo de vida. Conheça a “gig economy”.

*

8. Pizza, barras, linhas e gabarito

Quem for fazer o Enem precisa estar preparado para ler gráficos, porque eles vão estar espalhados por toda a prova – e não só nas questões de exatas. Os principais são esses aqui. A UFPR já divulgou o gabarito da prova da primeira fase do vestibular. Veja aqui como você se saiu.

*

9. Expulsão, suor e reclamação

O torcedor do Coritiba sofreu no domingo: viu Kléber ser expulso depois de três minutos em campo, mas o time conseguiu arrancar um empate do Fluminense no Couto Pereira.

*

10. Veja antes de postar

O “Justiça e Direito” explica em dois minutos o que a lei diz sobre o uso das imagens que publicamos nas mídias sociais por terceiros. É bom lembrar: geralmente não tem volta.

*

Esta lista foi ilustrada por Osvalter Urbinati e editada por Rafael Costa (interino). Sugestões, críticas? rafaelc@gazetadopovo.com.br (só até amanhã).

Obrigado e boa semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]