Na charge, Paixão mostra Bolsonaro sendo “apunhalado” pelas costas pelo presidente nacional do PSL, Luciano Bivar.| Foto: Charge do Paixão

Bom dia.

CARREGANDO :)

O que tem de mais quente na Gazeta do Povo nesta manhã de quarta-feira (16): Começando pela política nacional, Fernanda Trisotto responde à pergunta: Em que o Brasil é o pior do mundo? Com dificuldades históricas em competitividade, a reportagem mostra o que o governo está fazendo para mudar isso. Já Jéssica Sant'Ana conta o plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, de rever os 280 fundos públicos que existem e extinguir, pelo menos, 100 deles. O objetivo, diz Guedes, é "descarimbar" os recursos e dar maior lastro para investimentos.

Ainda em República, um vídeo esclarecedor da Kelli Kadanus, repórter da Gazeta em Brasília, explica o que está em jogo com o julgamento do STF sobre a prisão após condenação em segunda instância, marcado para esta quinta-feira (17). Vale a pena assistir! São só 3 minutinhos.

Publicidade

A briga entre Bolsonaro e a direção do PSL esquentou ontem em Brasília. Olavo Soares mostra que "acabou a paz" entre a ala mais ligada ao presidente e os parlamentares fiéis ao presidente da legenda, Luciano Bivar. O saldo? Projeto do governo obstruído e afastamento do vice-líder da Câmara. Essa disputa parece longe de terminar...

Agora, vem cá, quantos dias de férias você tirou este ano? Remunerados, imagino que - no máximo - 30, acertei? Lúcio Vaz narra a saga da advogada que entrou com ação popular no Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5) para tentar suspender o generoso recesso anual dos servidores do Tribunal de Contas da União (TCU). É que além do mês habitual de descanso previsto em lei, eles ainda ganham mais 30 dias de lambuja.

No Editorial da Gazeta do Povo, você confere: "A prisão após condenação em segunda instância volta ao Supremo". Veja um trecho:

O marco da segunda instância é o mais adequado: ao mesmo tempo em que esgota a análise das provas, garante ao réu a possibilidade de dois julgamentos, resguardando o direito à ampla defesa

Publicidade

Mundo

Os confrontos da última semana na Síria afetaram duramente os civis. Cerca de 160 mil pessoas, incluindo 70 mil crianças, foram obrigadas a fugir, muitas vezes em longas e perigosas caminhadas no escuro. Por lá, unidades russas estão ocupando os espaços deixados pelos Estados Unidos, que retiraram suas tropas da região da fronteira com a Turquia.

E em meio a tantos conflitos, a coluna de Filipe Figueiredo nos ajuda a respirar um pouco e trata do Prêmio Nobel da Paz de 2019. O colunista explica por que o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi laureado sozinho, sem o seu interlocutor no processo de paz entre Etiópia e Eritreia, o presidente eritreu Isaias Afwerki. Imperdível!

Economia

No campo financeiro, a lenta recuperação da economia brasileira está obrigando muitos brasileiros a empreender e, em previsão divulgada nesta terça-feira (16), o FMI elevou a projeção de crescimento do PIB do Brasil de 0,8%, em julho, para 0,9%.

Para encerrar em grande estilo, a editora de Economia Cristina Seciuk fala da nova geração de brechós que chega ao mercado. Para girar a roda do consumo a partir da velha prática do reuso, essas empresas se repaginaram e, além do apelo sustentável/consciente, encontraram na experiência de compra um forte aliado para se descolarem daquela antiga imagem de espaços empoeirados e bagunçados.

A gente "se vê" amanhã. Tchau!

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]