• Carregando...
Humberto Martins será o novo presidente do STJ
Sede do STJ, em Brasília| Foto: Divulgação/STJ

Para começar esse resumo de notícias. Enquanto o presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu que irá judicializar as eleições presidenciais contra o oponente democrata, Joe Biden, por suspeita de fraude, por aqui, no Brasil, uma fraude foi confirmada: hackers invadiram a rede do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira (5), paralisando atividades e expondo dados sigilosos a criminosos.

Ataque paralelo. Segundo a Polícia Federal, o caso pode estar ligado a outros ataques realizados às as bases de dados da Secretaria de Economia do Distrito Federal e do Ministério da Saúde, além de uma tentativa de invasão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Wilson Lima apurou tudo o que já se sabe sobre o ataque hacker que fez de ‘refém’ a segunda corte mais importante do Brasil.

Eleições nos EUA: um resumo de quinta

O clima esquentou no segundo dia de apurações das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Perto de ser derrotado na contagem de votos, Donald Trump fez um pronunciamento polêmico na noite de quinta: declarou que a eleição está sendo fraudada e disse pode provar que há votos ilegais sendo contados a favor de Joe Biden; confira detalhes.

Trump prometeu levar a decisão para a Suprema Corte e colocou em cheque a lisura do processo eleitoral norte-americano. Mais cedo, durante o dia, Trump pediu para encerrar a contagem e entrou com ações judiciais em pelo menos cinco estados. Entenda por que Trump abriu batalhas judiciais na apuração dos votos em alguns estados. Já Joe Biden pediu paciência e reforçou a necessidade de contagem de todos os votos.

Na votação para a Câmara e para o Senado houve equilíbrio na representação dos partidos Democrata e Republicano. Veja aqui outras notícias sobre as eleições nos Estados Unidos.

Acompanhe a apuração em tempo real

Utilidade pública

Atualização. O Brasil registrou 22.294 novos casos de Covid-19 e 630 mortes pela doença em 24 horas, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Com os novos dados, o país soma 5.612.319 diagnósticos positivos e 161.736 óbitos. O número de recuperados não foi informado, devido a um ataque hacker à pasta.

Ozônio não funciona. A desinfecção de ambientes com ozônio para combater o coronavírus está na mira da Anvisa por falta de evidências científicas. Em reportagem, Adriano Justino mostra por que o ozônio não parece ter eficácia em desinfecção. Além disso, um alerta: a obesidade visceral tende a levar a quadros mais graves de Covid-19; confira os motivos.

Política e economia

Acordo Brasil-EUA: como fica? Se Trump não conseguir virar o jogo (nos votos ou no “tapetão”), um futuro acordo de livre comércio entre Brasil e Estados Unidos estaria ameaçado? Correspondente em Brasília, Jéssica Sant’Ana ouviu especialistas que mostram por que um acordo pode ser mais difícil com Biden do com Trump, mas não é impossível devido Às relações comerciais sólidas entre os países.

Rachadinha e cassação. Em denúncia apresentada nesta quarta (4), o Ministério Público do RJ pediu solicitou que a justiça determine a perda do mandato do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) devido à suspeita de “rachadinhas” enquanto foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O pedido ocorreu depois que uma ex-assessora confessou a prática. Já a Câmara dos Deputados confirmou a cassação do mandato de Manuel Marcos (Republicanos-AC) por compra de votos e uso irregular dos fundos de campanha e partidário.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Dicas para o fim de semana. Já programou o fim de semana? A Gazeta do Povo tem dicas para você. No novo podcast Quarentena Cult, nossa equipe comenta o novo filme de Borat poderia ser mais engraçado se não fosse panfletário. O filme está no streaming da Amazon, mas antes recomendamos ouvir o podcast. Já o escritor e jornalista Paulo Polzonoff mostra os ensinamentos de cronistas e os marimbondos para sua vida pessoal e profissional. Fernando Schüler fala sobre negacionismo democrático enquanto o professor Francisco Razzo reflete sobre aborto no artigo: Católicas nem com aspas.

Nossa visão

Agro e alimentos. Quando o mundo atingiu 1 bilhão de habitantes, em 1830, houve amplo debate sobre a capacidade mundial de produzir alimentos para uma população sempre crescente. A dúvida agora se repete e, dentro desse quadro, o agronegócio brasileiro tem importante participação por ser um dos países do mundo que mais contribuíram e contribuem para o abastecimento de produtos alimentícios. Tema para nosso novo editorial: O agronegócio brasileiro e a questão alimentar.

Apesar da posição relevante do Brasil no comércio internacional de grãos e outros alimentos, o país teria muito a ganhar, sobretudo em termos de melhoria da renda per capita nacional, se avançasse também na industrialização de suas matérias-primas e incorporasse etapas adicionais no processo de transformação, a fim de aumentar o valor agregado dos produtos exportados. Qualquer que seja o rumo do crescimento econômico e do aumento populacional, a produção alimentícia no mundo terá de ser aumentada para atender à demanda global por alimentos, que seguirá crescendo.

Para inspirar

Sonho de comunhão. Internada desde o início de outubro na UTI do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, Gabriela Romanoski de Andrade, de 10 anos, conta a recuperação como certa. Ela é devota de Nossa Senhora Aparecida, sofre de uma cardiopatia grave e está na fila de espera por um novo coração. Mas tem fé e realizou um sonho: a primeira comunhão. Confira essa história no texto de Lucian Haro, repórter da Equipe Sempre Família.

Aproveite o fim de semana para colocar suas leituras da Gazeta do Povo em dia. Bom descanso!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]