• Carregando...
Presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle durante desembarque nos EUA.
Presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle durante desembarque nos EUA.| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniram nesta quinta-feira (9), em Los Angeles, na primeira agenda bilateral entre os dois. Ambos conversaram sobre diferentes temas das agendas econômica, ambiental e sobre o fortalecimento da democracia na América Latina. O diálogo ocorreu em decorrência da nona edição da Cúpulas das Américas. Veja como foi o encontro.

Embate com o STF. Antes de embarcar para os EUA, Bolsonaro deu declarações sugerindo a possibilidade de descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Aliados se dividem quanto o que de fato pretende o presidente.

Mudança no Supremo. O STF decidiu adotar um novo entendimento que poderá excluir de julgamentos ministros mais novos na Corte, como André Mendonça e Kassio Nunes Marques. Entenda o que muda.

Política, Economia e Utilidade pública

De olho no pré-sal. O governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei que permite vender antecipadamente o petróleo e o gás natural que lhe cabem no pré-sal. E você sabe quem define os preços da Petrobras? O que o governo pode ou não fazer? A gente conta.

Eleições 2022. A Executiva Nacional do PSDB confirmou o apoio à pré-candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência e deverá indicar o vice da chapa. Saiba qual é o nome mais cotado. Veja ainda o que Lula e o PT pretendem fazer na economia caso vençam a eleição.

Giro pelo mundo. Sem mão de obra, a província canadense de Quebec colocou menores de idade para trabalhar. Na Venezuela, empresas são asfixiadas com aumentos de impostos de quase 10.000%. Saiba como mercenários russos estão influenciando um país africano.

Opinião da Gazeta

Uma cassação abusiva. Um imbróglio que já se arrasta há anos, envolvendo o deputado estadual paranaense cassado Fernando Francischini (União Brasil), ajuda a compreender a dimensão do atual clima de caça às bruxas em nome do combate às fake news. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não existe, no Brasil, algo que possa ser descrito simplesmente como “crime de fake news”, em si mesmo, mas disso não se pode concluir que a veiculação de informações falsas não possa ser criminosa. Tão equivocado quanto afirmar que toda mentira é (ou deveria ser) crime é afirmar que nenhuma mentira o é.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Renda. 13 estados têm mais Auxílio Brasil do que emprego com carteira. Quais são eles

Advogada constituída. Esposa de Daniel Silveira questiona bloqueio de suas contas bancárias por ordem de Moraes

Invasão de igreja. Júri simulado do “caso Renato Freitas” discute liberdade religiosa e racismo estrutural

Entrevista. Rainer Zitelmann: “O capitalismo não é o problema, é a solução”

Colunas e artigos

As viagens de ministros e servidores. Passagens de ministros e servidores de alto escalão com valores elevados, chegando a R$ 82 mil, ocorreram em maior número após a liberação de voos na classe executiva para a elite do funcionalismo. É o que aponta a coluna de Lúcio Vaz.

J.R. Guzzo diz por que a cassação do mandato de Fernando Francischini é um ato de injustiça.

Luís Ernesto Lacombe acredita que o Brasil precisa de mais Paulo Guedes.

Para inspirar

Entre os melhores aeroportos do mundo. O Brasil tem o quarto melhor aeroporto do mundo. É o que aponta o ranking AirHepl Score 2022, que colocou o Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, nessa posição. Veja o que pesou na classificação. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]