• Carregando...
bolsonaro lula
O presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.| Foto: Alan Santos/PR e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O União Brasil lançou nesta terça-feira (31) a pré-candidatura à Presidência do deputado federal Luciano Bivar. É mais um nome na disputa que já viu a desistência de Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB). Com isso, a corrida fica cada vez mais polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse cenário, existe a possibilidade de a eleição ser decidida já no primeiro turno? Veja como os dois pré-candidatos estão trabalhando para isso.

Aposta em Alckmin. Lula desembarcou no Rio Grande do Sul, onde inicia uma ofensiva para tentar diminuir o favoritismo de Bolsonaro na Região Sul. Para essa missão, o PT aposta na parceria com Geraldo Alckmin.

Programas do governo. No governo Bolsonaro, foram retomadas as discussões sobre estratégias para divulgar os programas e políticas públicas que deram certo. Veja como o Planalto pretende “vender” os feitos positivos.

Política, Economia e Utilidade pública

Ataques ao sistema eleitoral. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou que a comunidade internacional deve ficar atenta a acusações levianas ao sistema eleitoral brasileiro. O órgão também resiste à votação do Código Eleitoral no Congresso. Entenda por quê.

Preços da Petrobras. Entre os projetos que a Câmara dos Deputados pretende votar para combater a inflação, está um que prevê a possibilidade de controlar os preços da Petrobras. No Senado, foi aprovada a MP que permite unificar os registros de cartórios.

Giro pelo mundo. A Rússia anunciou interrupções no fornecimento de gás para três países. Um relatório aponta repressão contra familiares de presos políticos em Cuba. Entenda como a guerra agrava a maior crise alimentar em 14 anos.

Opinião da Gazeta

O desemprego volta a cair. Depois de uma sequência de quatro meses em que a taxa de desemprego se manteve estável, criando o temor de que a retomada do emprego tivesse perdido fôlego em um patamar ainda muito alto, veio uma boa notícia. O índice medido pela Pnad Contínua, do IBGE, voltou a recuar, caindo para 10,5% no trimestre móvel que vai de fevereiro a abril. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Após um trimestre inteiro de estagnação no mercado de trabalho, espera-se que a nova queda no desemprego não seja um momento isolado de otimismo, e sim o começo de um novo período de avanço semelhante ao do segundo semestre do ano passado, quando a taxa medida pelo IBGE recuou mais de três pontos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Dados inflados. Entidades projetam população LGBT sete vezes maior do que números oficiais do IBGE

Ucrânia. Bolsonaro e Macron são inspiração para Zelensky, diz biógrafo do presidente ucraniano

Saúde. Não é só uma dorzinha de cabeça. Enxaqueca requer tratamento médico

Artigo. Os combustíveis fósseis são a onda do futuro?

Colunas e artigos

Relato de um sobrevivente dos Gulags. Publicado originalmente em 1935, o livro “Nos campos de concentração soviéticos – Relatos de um prisioneiro”, de Vladimir Tchernavin, chega agora ao Brasil. Luciano Trigo apresenta a obra, relato de um sobrevivente dos Gulags, os campos de concentração do comunismo.

Thaméa Danelon comenta a lastimável ação do PT contra Sergio Moro.

Paulo Uebel explica por que o melhor seguro contra populistas é um parlamento independente.

Para inspirar

Jogo contra o Alzheimer. A experiência com familiares diagnosticados com Alzheimer motivou um grupo de estudantes universitários a criar um jogo que melhorasse e aumentasse a interação dos pacientes. Conheça a iniciativa que ajuda a frear a progressão da doença. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]