• Carregando...
STF
Proposta em discussão na Câmara permitiria indicação de mais dois ministros do STF por Bolsonaro.| Foto: STF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve voltar a discutir nesta terça-feira (23) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz de 75 para 70 anos a idade-limite de permanência dos ministros dos tribunais superiores de Brasília. A proposta foi objeto de obstrução pela oposição por dar ao presidente Jair Bolsonaro a possibilidade de indicar mais dois ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, ela vai além disso e teria um efeito cascata muito maior em todo o Judiciário. Entenda.

“Apagão” no Senado. Enquanto se vislumbra a possibilidade de novas indicações ao STF, a última feita por Bolsonaro segue travada. A recusa do presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em pautar a sabatina de André Mendonça gerou um “apagão” na comissão que vem prejudicando outros órgãos.

Política, Economia e Utilidade pública

Prévias do PSDB. Depois dos problemas técnicos que suspenderam as prévias do PSDB no domingo (21), o partido anunciou que pode mudar o aplicativo para votação. Por falar em partido, qual deles mais e menos te representam? Conte para a gente votando no nosso quiz.

PEC dos precatórios. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o plenário deve votar a PEC dos precatórios até a próxima semana. Em audiência, o secretário Esteves Colnago, do Ministério da Economia, disse que, de R$ 106,1 bilhões, o governo terá apenas R$ 1,1 bilhão para ser gasto livremente.

Giro pelo mundo. A polícia norte-americana confirmou que o atropelamento que matou cinco pessoas no domingo durante um desfile de Natal não foi um ataque terrorista. E entenda como a Justiça dos EUA funcionou no caso Kyle Rittenhouse.

Nossa visão  

Chile polarizado. Pela primeira vez desde a redemocratização do Chile, com o fim da ditadura de Augusto Pinochet, o país terá de escolher um governante que tende mais para os extremos que para o centro. A população levou ao segundo turno o conservador José Antonio Kast e o esquerdista Gabriel Boric Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

O resultado do segundo turno será, também, um indicador do ânimo popular em relação à nova Constituição, que está sendo redigida e terá de ser aprovada em referendo para entrar em vigor. Em resposta aos protestos de 2019, Piñera havia buscado acalmar os ânimos prometendo um plebiscito sobre a redação de uma nova Constituição para o país, em substituição ao texto pinochetista bastante emendado.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Políticas públicas. Quais são as cidades mais competitivas do país. E no que elas precisam avançar

Levantamento. 69% dos policiais têm visão negativa do sistema de Justiça brasileiro, diz pesquisa

Ciência. Psicologia: metade dos estudos têm resultados questionáveis e os falsos são os mais citados

Câmara dos Deputados. “Lei Maurício Souza”: projeto quer tornar crime o ato de cercear a opinião de alguém

Colunas e artigos

Frustração e críticas. Os bastidores da preparação para as eleições 2022 estão a todo vapor e o programa Hora do Strike não deixa passar nada. Nesta semana, destaque para as prévias frustradas do PSDB e as críticas de Sergio Moro a Lula. Tudo isso com a participação de Luís Ernesto Lacombe.

J.R. Guzzo destaca o fiasco das prévias do PSDB, mais um capítulo na biografia de fracassos do partido.

Madeleine Lascko comenta o caso da agência que espalha desinformação sobre expressões racistas.

Para inspirar

Decorando para o verão. A cerca de um mês para o início oficial do verão, o calor já começa a dar as caras, juntamente com os dias mais longos e as chuvas passageiras. Se você quer dar uma repaginada na casa para aproveitar a estação mais quente do ano, não perca essas dicas da Haus. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]