Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
CPI da Covid apresenta o relatório final nesta quarta-feira (20).
CPI da Covid apresenta o relatório final nesta quarta-feira (20).| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Após mais de cinco meses de trabalho, a CPI da Covid apresenta nesta quarta-feira (20) seu relatório final. A conclusão acontece dias depois de um racha na cúpula da comissão, fruto do vazamento da prévia do relatório pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Uma reunião na casa do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) buscou aparar as arestas e unificar o discurso. Enquanto isso, parlamentares governistas criticaram a direção da CPI pela forma como conduziu as investigações e preparam um relatório paralelo.

Crime de genocídio. Uma das possibilidades aventadas pela CPI era a de indiciar o presidente Jair Bolsonaro pela prática de crime de genocídio. Em sua coluna, Thaméa Danelon explica o que é esse crime e se faz sentido enquadrar o presidente.

Indiciamento por homicídio retirado. Também deveria estar no relatório a acusação de homicídio qualificado. Renan Ramalho explica no que o relator se baseou para formular essa acusação. No entanto, após pressão de senadores da comissão, esta acusação e a de genocídio de indígenas devem retiradas do texto pelo relator Renan Calheiros.

Política, Economia e Utilidade pública

PEC do MP. Foi adiada, mais uma vez, a votação da PEC 5/2021, que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A previsão é que a votação aconteça nesta quarta. O CNMP aprovou a abertura de um processo contra procuradores da Lava Jato do Rio.

Auxílio Brasil. Estava marcado para esta quarta o evento de lançamento do programa social Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. No entanto, o evento foi cancelado de última hora porque as alas política e econômica do governo não chegaram a um acordo.

Números da pandemia. O Brasil registrou 390 mortes por Covid-19 e 12.969 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Até agora, 151.730.083 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 107.093.421 completaram o ciclo vacinal.

Giro pelo mundo. A ONG Humans Right Watch detalhou em relatório a repressão aos protestos em Cuba, que inclui detenções arbitrárias, abusos e falsos julgamentos. Para enfrentar a pandemia de Covid-19, a prefeitura de Moscou determinou que idosos fiquem em casa por quatro meses. O Equador decretou estado de exceção devido à violência causada pelo narcotráfico.

Nossa visão  

Populismo gastador. As alas política e econômica do governo se chocaram novamente na definição sobre o Auxílio Brasil, o programa social do governo Jair Bolsonaro que substituirá o Bolsa Família. O objetivo do governo, agora, é pagar um benefício médio de R$ 400 a 17 milhões de famílias – mas, para isso, será preciso desmoralizar ainda mais o teto de gastos. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

O desarranjo fiscal é monstro difícil de conter. Uma vez disparado o processo, sua reversão exige uma dose de esforço e responsabilidade que, infelizmente, raramente se vê em Brasília. Desde que começaram a surgir as primeiras ideias para bancar um novo programa social, ficou claro que a opção tanto do Executivo quanto do Legislativo era pela gastança e não pelo ajuste.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Paralisação. Qual é a chance de greve dos caminhoneiros a partir de 1.º de novembro

Publicações. Redes sociais de órgãos da Justiça são tomadas por ativismo ideológico

Eleições 2022. Das “picuinhas no PSDB” às críticas a Bolsonaro: como foi o primeiro debate das prévias tucanas

Depoimento. General chavista diz que Venezuela financiou Lula, Kirchner e outros políticos de esquerda

Colunas e artigos

Orwell e as origens do totalitarismo. Um retrato autoexplicativo do caminho que leva ao autoritarismo, “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, é considerada uma das maiores obras de ficção do século XX. O podcast Ideias debate o livro e as origens do totalitarismo. E se você ainda não baixou o e-book gratuito, não perca tempo: é só clicar aqui.

Cristina Graeml mostra os erros no projeto que previa a “distribuição gratuita” de absorventes.

Polzonoff diz por que “Casamento às Cegas” é mais repugnante (e fascinante) do que “Round 6”.

No podcast 15 Minutos, saiba mais sobre o antiviral testado no Brasil para tratamento contra a Covid-19.

Para inspirar

O primeiro emprego. Dos dez filhos do casal Joel e Freida, dois têm síndrome de Down. A oportunidade para eles ingressarem no mercado de trabalho surgiu quando Joel decidiu comprar um caminhão de sorvete. Conheça essa história. Tenha um ótimo dia!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]