• Carregando...
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e do Congresso, determinou a retirada de pauta dos vetos à Lei Anticrime.
Senado discute instalação da CPI da Covid.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Para começar este resumo de notícias. A semana começou quente em Brasília, com a perspectiva de instalação da CPI da Covid no Senado. O presidente Jair Bolsonaro defendeu que a investigação seja estendida para estados e municípios, e, para isso, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou um requerimento e começou a colher assinaturas com essa finalidade. A ideia, no entanto, pode esbarrar em um impeditivo legal: o Regimento Interno do Senado determina que assuntos relativos aos estados não podem ser apurados por CPI. Olavo Soares explica a situação, que já tem um precedente julgado pelo STF.

“Na porrada”. Um dos proponentes da CPI, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), divulgou uma conversa na qual o presidente Jair Bolsonaro disse que “sairia na porrada” com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Flavio Bolsonaro prometeu levar Kajuru ao Conselho de Ética.

Oportunidades. Se em um primeiro momento Bolsonaro se mostrou descontente com a criação da CPI, o governo já avalia que pode sair vitorioso politicamente com a investigação. Rodolfo Costa explica de que maneira.

Utilidade pública  

Regras de trânsito. Começaram a valer nesta segunda-feira (12) as novas regras do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Entre as mudanças estão o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de 10 anos para condutores de até 50 anos, e um novo sistema de pontuação que vincula a suspensão do direito de dirigir à gravidade da infração. Quer saber tudo o que muda? Veja na reportagem de Rodolfo Costa.

Imposto de Renda. Quem ainda não fez a declaração do Imposto de Renda 2021 ganhou mais tempo para acertar as contas com o leão. Uma instrução normativa publicada no Diário Oficial da União adia o prazo final de entrega de 30 de abril para 31 de maio. Com a mudança de data, a solicitação para pagar o imposto via débito automático também foi alterada. Fique por dentro dos novos prazos.

Atualização. O Brasil registrou nesta segunda 1.480 mortes por Covid-19 e 35.785 novos casos da doença, segundo o boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 13.517.808 diagnósticos positivos, com 354.617 óbitos e 11.957.068 recuperados.

Política e economia

Acesso a armas. A ministra Rosa Weber, do STF, suspendeu trechos dos quatro decretos do governo federal que flexibilizam regras para aquisição, cadastro, registro, porte e comercialização de armas no Brasil. Os decretos começariam a valer nesta terça-feira (13) e entre as novidades estão o aumento do limite para a compra de armas por parte de civis que tenham o devido registro e de pessoas com prerrogativa de função. Entenda as mudanças.

Eletrobrás. A medida provisória (MP) que autoriza a privatização da Eletrobrás precisa ser aprovada pelo Congresso até 23 de junho e, por enquanto, segue em meio a um impasse. O relator da MP, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), teria desistido da ideia de fatiar a companhia em três, mas segue defendendo mudanças no texto, em especial no rateio do dinheiro a ser levantado com a privatização. Jéssica Sant’Ana diz a quantas anda a proposta.

Giro pelo mundo. O fim de semana foi de eleições presidenciais na América do Sul. No Equador, o candidato de direita Guillermo Lasso foi o vencedor, com 52,4% dos votos válidos. No Peru, o esquerdista Pedro Castillo lidera a apuração que irá definir a disputa do segundo turno. Nesta semana, autoridades dos Estados Unidos visitam Colômbia, Argentina e Uruguai. Rafael Salvi explica o que elas vieram fazer.

O que mais você precisa saber hoje

Coronavírus. Reinfecção por Covid-19 pode causar sintomas mais fortes após casos brandos

Mudança. Ministro da Educação demite presidente da Capes e quer “perfil técnico e acadêmico”

Inteligência artificial. Bia x Beatriz: mulheres reais não são protegidas contra o assédio no Bradesco

Pandemia. Mais 35 mil restaurantes fecharam as portas desde janeiro, e confiança despencou

Colunas e artigos

Entrevista com Weintraub. O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi o convidado da live realizada pela jornalista Cristina Graeml nesta segunda-feira. Se você perdeu, pode conferir aqui a entrevista, na qual ele fala sobre o movimento conservador Farol da Liberdade. Madeleine Lacsko descortina três expressões “racistas” criadas apenas para ganhar mercado e popularidade. E Douglas Blair, do Daily Signal, mostra em artigo como a esquerda está destruindo a cultura pop.

Nossa visão  

Entraves à privatização. Ainda nos bastidores, uma nova queda de braço entre governo e certos grupos de pressão no Congresso já se desenha, e tem prazo definido para seu desfecho: em 23 de junho, a medida provisória que prevê a privatização da Eletrobrás e sua inclusão no Plano Nacional de Desestatização vai caducar, o que na prática impedirá sua venda ainda neste ano. Tema para o nosso novo editorial: Novos entraves à privatização da Eletrobrás.

A privatização da Eletrobrás é necessidade antiga, mas sempre barrada no Legislativo, seja porque os partidos de esquerda são contrários a qualquer protagonismo do setor privado na economia, seja porque muitos partidos e bancadas regionais enxergam estatais desse porte como feudos particulares, atribuindo-se o “direito” de indicar apadrinhados para cargos de gerência, diretoria ou comando de subsidiárias, usando as nomeações como moeda de troca política por apoio parlamentar – um vício da vida política brasileira que apenas acrescenta mais um argumento em favor da privatização.

Para inspirar

Home office. Com a pandemia, profissionais das mais diversas áreas tiveram que se render a um modelo de trabalho até então pouco popular no Brasil: o home office. Um ano depois, uma pesquisa revela que 69% dessas pessoas se sentem melhor em trabalhar em casa. Millena Prado, do GazzConecta, explica por quê. Um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]