• Carregando...
Presidente do STF, Luiz Fux, disse a Bolsonaro que a Corte não deve mudar entendimento sobre autonomia conferida a prefeitos e governadores
Presidente do STF, Luiz Fux, e o presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Marcos Correa/PR

Para começar este resumo de notícias. A cada dia, cresce a tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e a cúpula do Poder Judiciário. Irritado com a escalada dos ataques feitos por Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) – principalmente aos ministros Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes – o presidente da Corte, Luiz Fux, anunciou nesta quinta-feira (5) o cancelamento da reunião entre os chefes dos Poderes marcada há algumas semanas. Bolsonaro, por sua vez, ignorou o pedido por “respeito mútuo” e voltou a fazer ataques, afirmando que Barroso “não tem coragem de assumir a sua posição”.

Voto impresso. O foco da briga entre Bolsonaro e Barroso é o voto impresso auditável, que sofreu uma derrota na Câmara dos Deputados. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que regulamentaria o assunto foi rejeitada na comissão especial, por 23 votos contra 11.

E agora? Antes da votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a PEC poderia ir a plenário mesmo sendo derrotada na comissão. Saiba como fica a proposta após a rejeição.

Nossa visão  

Bolsonaro e o TSE. A disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e o Poder Judiciário – mais especificamente, o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal – ganhou novas dimensões extremamente preocupantes nos últimos dias. Os ministros do TSE abriram inquérito administrativo contra Bolsonaro e enviaram notícia-crime ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitando que o presidente seja incluído entre os alvos do inquérito das fake news. Tema para o nosso editorial: Bolsonaro, o TSE e uma escalada preocupante.

Se os ministros acabam fazendo sua parte para exacerbar tensões, muito mais o faz o presidente da República. Em vez de simplesmente defender com argumentos a ideia do voto impresso auditável e mobilizar sua base aliada no Congresso para aprovar a PEC, Bolsonaro lançou-se em uma perigosa campanha com o objetivo de colocar em absoluto descrédito o sistema eleitoral brasileiro, erodindo a confiança popular em um dos pilares da democracia representativa.

Utilidade pública

Mais empregos. Um estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o mercado de trabalho está se recuperando dos efeitos da pandemia e já apresenta números semelhantes ao período anterior à doença. Veja os dados. No Senado, foi aprovada uma medida provisória que facilita a abertura de empresas.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.099 mortes por Covid-19 e 40.054 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 20.066.587 diagnósticos positivos e 560.706 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 103.838.768 com a primeira dose e 43.375.897 com a segunda.

Olimpíadas

Ginástica rítmica. A equipe brasileira de ginástica rítmica se apresenta nesta sexta-feira com a confiança de que pode disputar uma final olímpica, o que não acontece desde 2004. Conheça a equipe que vai representar o Brasil e não deixe de acompanhar no UmDois Esportes a cobertura completa das competições, o quadro de medalhas e a agenda do dia.

Política e economia

Privatização dos Correios. A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que abre caminho para a privatização dos Correios. A proposta segue agora para o Senado e, caso seja alterada, volta para a Câmara. Isabelle Barone explica quais as mudanças previstas no texto e como foi a votação pelos parlamentares.

CPI da Covid. A CPI da Covid confirmou para a próxima quinta-feira (12) o depoimento do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), citado em denúncias envolvendo a negociação de vacinas. Nesta quinta, quem falou aos senadores foi o empresário Airton Cascavel, que afirmou ter usado “traquejo político” no Ministério da Saúde, mas negou participação em negociações.

Giro pelo mundo. O governo da Venezuela anunciou uma nova reconversão monetária, a terceira neste século, que vai eliminar seis zeros da moeda local. Relatório de uma ONG denuncia uma rede de perfis falsos usada para deslegitimar o Ocidente e amplificar narrativas da China. Na Argentina, o presidente Alberto Fernández será investigado por visitas à residência presidencial durante a quarentena.

O que mais você precisa saber hoje

Ensino domiciliar. Homeschooling: como andam as tentativas de regulamentação pelo Brasil

Reforma eleitoral. Sem acordo, comissão especial adia votação da PEC do distritão

Citações polêmicas. Deputada apresenta projeto para suspender nova resolução do CNS que trata do aborto no SUS

Internet. Uso excessivo de redes sociais e o perigo para a autoestima dos jovens

Colunas e artigos

Documentário sobre “golpe”. “O Processo” é um documentário que mostra a visão petista sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Ou uma divertida obra de ficção, como analisa o podcast Quarentena Cult. Douglas Blair, do Daily Signal, conta como a esquerda arruinou a nova versão de “He-man”. Em artigo, Walt Heyer relata a experiência de tentar se transformar em mulher e afirma: ninguém muda de sexo, apenas de persona.

Para inspirar

Amizades pela janela. Há cinco meses internado para tratamento de um tumor no cérebro, o garoto Meyer, de 5 anos, estava triste. Para animá-lo, a mãe decidiu usar post-its para desenhar na janela do quarto. Só não esperava que os vizinhos iriam entrar na brincadeira e transformar a vida da família. Acompanhe essa história. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]