• Carregando...

Não são apenas as Forças Armadas que passaram a fiscalizar mais a fundo as urnas eletrônicas. Desde o ano passado o Tribunal de Contas da União (TCU) passou a fazer uma extensa auditoria sobre o sistema eletrônico de votação, para verificar segurança, confiabilidade e auditabilidade. Ao contrário dos militares, até o momento a fiscalização tem sido favorável ao sistema eletrônico de votação. A primeira etapa da auditoria do TCU foi iniciada em meio às discussões, no Congresso, da proposta de emenda à Constituição que pretendia substituir a contagem eletrônica do voto, por uma contagem manual realizada nas seções eleitorais a partir dos votos impressos. Segundo o TCU, a implantação do voto impresso, como mais um mecanismo de auditagem, traria riscos e custos elevados, com facilitação de fraudes mais rudimentares, como subtração de votos impressos das urnas, além de filas e demora na votação, atrasos na apuração e divulgação do resultado.

A Eletrobras publicou um aviso de oferta pública de ações em continuidade ao processo de privatização da estatal. A expectativa é de que a operação chegue a R$ 30,6 bilhões. O início do período para reserva de papeis será entre os dias 3 e 7 de junho. No dia 9 será fixado o preço da ação com base na demanda. Trabalhadores poderão usar recursos do FTGS para comprar ações.

Um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que a maior parte dos reajustes salariais negociados em 2022 teve índices aplicados abaixo da inflação. Os reajustes que ficaram abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representaram 40,8% do total das negociações coletivas no ano. O levantamento foi realizado com dados do Ministério do Trabalho e Previdência e analisou 163 negociações coletivas realizadas no período. De janeiro a abril, reajustes iguais e acima da inflação foram mais frequentes no comércio.

Rússia e China vetaram, no Conselho de Segurança da ONU, uma resolução proposta pelos Estados Unidos para reforçar as sanções internacionais contra a Coreia do Norte, em resposta aos últimos testes de mísseis. Só nesse ano foram 17. O texto recebeu o apoio de 13 dos 15 membros do Conselho de Segurança, mas não foi adiante, já que Moscou e Pequim têm poder de veto e podem bloquear a medida. A Coreia do Norte até abandonou durante um tempo os testes de armas, mas os retomou devido à falta de progresso no diálogo com os Estados Unidos. Rússia e a China culpam os EUA por este bloqueio, dizendo que não fizeram concessões.

Opinião de Paulo Polzonoff, que explica por que a inflação é nociva para a alma das pessoas.

E as dicas para organizar as roupas de inverno no armário. Para ter casacos, cachecóis, blusas de lã e outras roupas de frio sempre à mão, muitas vezes o armário ou closet precisa de uma reorganização completa. Depois de muitos meses no fundo da gaveta, é comum que as roupas de inverno fiquem com cheiro de “guardado”. Muitas podem estar com ácaros, poeira ou até mofo. Antes de usar essas roupas mais grossas, a dica é lavar, escovar ou colocar no sol. Mantenha a rotina de abrir as portas do armário de vez em quando, especialmente nos dias quentes e secos. Guardar essas roupas bem limpas e secas em sacos à vácuo, poupam espaço e protegem as peças de poeira e odores indesejados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]