• Carregando...
Imagem do dia: Plano de revisar o sistema de aposentadorias na França foi alvo de protesto de músicos em Paris, no dia 24 de dezembro.
Imagem do dia: Plano de revisar o sistema de aposentadorias na França foi alvo de protesto de músicos em Paris, no dia 24 de dezembro.| Foto: STEPHANE DE SAKUTIN/AFP

Bom dia!

Para começar. Quem pensava que o Natal seria tranquilo no Planalto, se enganou. Recuperado da queda que sofreu no Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o pacote anticrime nesta quarta-feira (25).

Foram 25 vetos. Contudo, um pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, não foi atendido. Ele apontou "problemas" na criação do juiz de garantias. Entenda o que faz essa nova figura judiciária.

Educação. Repórter e editora da Gazeta do Povo, Rosana Félix traz outro dado preocupante: o gasto com educação em 2019 reforçou uma tendência de retração. Desde 2015 há queda do valor investido na área, mas a de 2019 foi uma das mais fortes.

Também sobre Educação, entenda na reportagem de Isabella Barone como funcionarão as eleições para reitor em universidades após a publicação de uma nova MP de Bolsonaro.

Economia. Se Moro não ficou muito contente com o pacote anticrime e a Educação não está com grandes investimentos, por outro lado, o ministro Paulo Guedes pode celebrar os resultados da pasta: a economia vai fechar 2019 com o crescimento mais forte dos últimos cinco anos.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão e retrospectiva                   

Em nossa página especial sobre as principais ações do governo Bolsonaro e de seus ministros em 2019, já publicamos sete textos. No mais recente deles, contamos o que Bolsonaro fez na saúde no primeiro ano de mandato.

Em nosso novo editorial, a Gazeta do Povo mostra por que o ano irá encerrar com certa queda no desemprego. Leia o texto e confira um trecho:

Os analistas já anunciaram que estão reformulando suas estatísticas sobre o total de empregos criados em 2019 e, também, alterando para cima a estimativa de empregos para 2020. Há quem preveja um aumento de até 1 milhão de empregos no próximo ano, sobretudo por já terem saído estimativas de que o PIB pode crescer até 2,5% no último ano da década.

Mundo

Ofensiva militar. O governo da Síria e aliados russos teriam deixado dezenas de civis mortos e obrigado 100 mil pessoas a se deslocarem em um período inferior a dez dias. Saiba como foi essa nova ofensiva do ditador Bashar al-Assad. Ainda sobre a crise na Síria, Josh Rogin escreve: Por que a Rússia quer deixar 4 milhões de inocentes na Síria passando fome.

Sem trégua. Em outros países, protestos deixaram o feriado menos agradável. Na França, a greve foi mantida e os serviços foram afetados em pleno Natal. Já na Ásia, em Hong Kong, foram 25 feridos em confrontos entre polícia e manifestantes.

Para inspirar

As 12 melhores histórias do ano. Nem só de fatos políticos, econômicos e comoção coletiva se faz uma retrospectiva. A equipe do Sempre Família selecionou histórias que inspiraram a Gazeta do Povo em 2019. Que tal colocar alguma dessas ações altruístas em prática no ano novo que está chegando?

Depois dessa leituras, eu tenho certeza que você terá um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]