• Carregando...
O blogueiro Allan dos Santos (à esquerda), do site bolsonarista Terça Livre, é apontado como um dos influenciadores que propagam fake news contra o Supremo no inquérito aberto no STF.
Blogueiro Allan dos Santos (à esquerda), do site bolsonarista Terça Livre, foi alvo da Polícia Federal no inquérito das fake news aberto pelo STF.| Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Para começar esse resumo de notícias. Nesta quarta (27), a Polícia Federal realizou uma operação com 29 mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a produção de fake news contra a Corte.

O que você precisa saber. Além de clicar aqui para entender o inquérito das fake news do STF, você precisa saber que a operação teve como alvo apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, como: Edgard Corona, dono da rede de academias Smart Fit; Luciano Hang, dono da Havan; Roberto Jefferson, ex-deputado federal; Douglas Garcia (PSL-SP), deputado estadual; Allan dos Santos, blogueiro; e Sara Winter, ativista.

Além de busca e apreensão. Relator do inquérito, o ministro Alexandre de Moraes também determinou que sejam ouvidos os deputados bolsonaristas Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Filipe Barros (PSL-PR) e Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (PSL-SP).

Por que eles? A Polícia Federal identificou 11 suspeitos de divulgar e propagar publicações fake news. Allan dos Santos, por exemplo, é fundador do site Terça Livre. Gil Diniz tem um perfil conhecido como “Carteiro Reaça” no Twitter. E Hang e Corona são suspeitos de financiar a rede de fake news. Mas isso é só um resumo. Para entender melhor, clique aqui para saber como a PF chegou a suspeitos de fake news contra o STF e de qual crime eles são acusados.

Podcast 15 Minutos

Utilidade pública

Coronavírus no Brasil. O Ministério da Saúde registrou, em 24 horas, 20.599 infectados e 1.086 mortes por coronavírus, ultrapassando a marca de 400 mil casos e 25 mil mortes pela doença. Há três dias, o Brasil lidera rankings diários de novos casos e óbitos por Covid-19. O avanço da doença tem feito com que muitos tenham procurado o chamado testamento vital, ou seja, uma declaração de vontades; entenda melhor na reportagem de Cristina Graeml.

Covid-19 no mundo. Apesar da redução do número diário de casos e óbitos, os Estados Unidos alcançaram uma marca trágica nesta quarta (27): 100 mil mortes pela doença. O país, segundo anunciou o presidente Jair Bolsonaro, irá enviar dois milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil. Os medicamentos foram proibidos na França para o tratamento de coronavírus. E vale ainda olhar para a Venezuela: os números de mortes são provavelmente muito maiores do que os oficiais divulgados pelo regime do ditador Nicolás Maduro, segundo a organização Human Rights Watch.

Política e Economia

Coronavírus na economia. O Brasil fechou 860.503 empregos com carteira assinada em abril, na contagem entre demitidos e contratados, segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). Foi o pior resultado para um mês em toda a série histórica, mensurada pelo governo desde 1992. Confira na reportagem de Jéssica Sant’Ana os impactos da pandemia no emprego e veja também o que falhou no socorro a pessoas e empresas na pandemia, e o que o governo fará para consertar.

Mais PF. O suposto vazamento de informações da Operação Placebo, que apura desvios de recursos do combate à pandemia, e que teve entre os alvos o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, será apurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Há a suspeita de que a deputada federal Carla Zambelli (PSL) tenha obtido informações prévias.

Mais sobre fake news. Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou que deve levar à votação um projeto que cria uma ferramenta de combate às informações falsas, a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência. Entenda a proposta e prepare-se ainda para uma nova polêmica: o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro do STF Luís Roberto Barroso, anunciou que irá retomar o julgamento de uma das ações que pedem a cassação da chapa eleitoral de Jair Bolsonaro à Presidência da República em 2018. As acusações principais: crimes digitais como fake news e ação de hackers.

Além da Covid e fake news: o mais importante de ontem no Brasil

Minuto Coronavírus

Colunas e artigos: pandemia e fake news

Debates “pandêmicos”. Direto do blog Missão China, Felipe Zmoginski dá uma “aula” sobre como informações verdadeiras podem salvar vidas. Leia por que a Ásia se saiu melhor por usar dados ao invés de desinformação e veja ainda no blog Certas Palavras, de Célio Martins, que a pandemia recuou em países ricos e migrou para o mundo em desenvolvimento.

Consequências diretas. Entre as vítimas da pandemia, claro, estão as economias. E aqui não é diferente. Como revela Pedro Menezes, a agenda de Paulo Guedes é mais uma vítima da pandemia. Jonathan Miltimore, da Fundação para Educação Economia, traz ainda outra consequência imprevista dos lockdows e do isolamento: um ano de tentativas de suicídio em 4 semanas.

Vítimas ou algozes. O STF alega ser vítima de fake news e instaurou inquérito. Fez bem? Na avaliação do colunista Rodrigo Constantino, a Corte vem sendo arbitrária, confira os argumentos. Vale ainda relembrar um texto da editoria de Ideias que “parece ter sido publicado hoje”. Basta mudar a palavra Estados Unidos por Brasil e vamos lá: conheça a história das fake news nos EUA. Mas, sim, é possível rir da situação. Paulo Polzonoff afirma que queria fazer piada com o STF. Mas não quer ter que contratar advogado.

Nossa visão: Inquérito das Fake News

Editorial. A operação da Polícia Federal autorizada pelo Supremo nesta quarta (27) acabou virando motivo de polêmica e até ameaças de investigados contra ministros. Isso traz uma reflexão: a desobediência é caminho seguro para se abrir uma crise institucional severa. Leia mais sobre o assunto e conheça nossa visão no novo editorial da Gazeta do Povo: O novo episódio do inquérito das fake news no STF. Veja um trecho:

O problema dos sites produtores de notícias falsas é real. As redes de perfis que atuam em conjunto no Twitter ou no Facebook, não raro investindo na difamação de opositores ao governo e utilizando perfis falsos e robôs, também é uma questão premente do ponto de vista da preservação de direitos. A maneira que Toffoli e Moraes escolheram para lidar com o tema foi a pior possível, mas tem de ser questionada pelos canais institucionais.

Para inspirar

Expectativa x realidade. Como era de se esperar, muita gente esperava que a quarentena seria um momento para concretizar certos planos e objetivos. Se não é bem isso que vem ocorrendo com você, não se sinta sozinho. Repórter da Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo, Lorena Lafraia revela que a explicação é psicológica, veja como lidar com os planos frustrados da quarentena.

Tenha um bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]