• Carregando...
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE; Joédson Alves/EFE

As campanhas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT) têm promovido uma série de encontros com representantes das principais entidades do setor produtivo no intuito de angariar apoio para a disputa eleitoral deste ano. No núcleo de Bolsonaro, por exemplo, a avaliação é de que o presidente vai conseguir manter o apoio que recebeu em 2018 das principais lideranças do empresariado e do mercado financeiro. Já a equipe de Lula sinaliza que tem conseguido reduzir a resistência no meio.

Economia. O governo federal elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2022 de 1,5% para 2%, além de reduzir a estimativa da inflação de 7,9% para 7,2%. Os dados constam do Boletim Macrofiscal de julho, divulgado nesta quinta-feira (14) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

Entrave. O investimento brasileiro em infraestrutura está muito abaixo do necessário. Uma análise feita pela Associação Brasileira da Infraestrutura e das Indústrias de Base (Abdib) sinaliza que o país teria de investir pelo menos R$ 284,4 bilhões todos os anos, até 2031, para superar os gargalos, principalmente nas áreas de saneamento básico e de transporte e logística. Veja como mudar esse quadro.

Política, Economia e Mundo

Câmara. A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (14), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição, do Senado, que proíbe a União de criar despesas para estados, Distrito Federal e municípios sem a definição de fontes orçamentárias. A proposta segue agora para promulgação.

Cadastro Único. O Ministério da Cidadania prorrogou nesta quinta-feira (14) os prazos para a atualização de dados das famílias inscritas no Cadastro Único, beneficiárias do Auxílio Brasil. Com isso, apenas famílias com cadastros revistos pela última vez em 2016 ou 2017 precisam atualizar os dados.

Renúncia. O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, anunciou nesta quinta-feira (14) que irá entregar o pedido de renúncia do cargo ao presidente, segundo nota divulgada pelo seu gabinete. As tensões políticas no país se agravaram após o governo italiano ganhar uma moção de confiança e o Movimento 5 Estrelas (M5E) boicotar a votação.

Opinião da Gazeta

A nova norma técnica do aborto e o respeito à lei 

Reconhecemos que há duas interpretações conflitantes sobre o status do aborto nos casos previstos no artigo 128 do Código Penal – gestação resultante de estupro e risco de vida para a mãe – e no caso de feto anencéfalo, após julgamento de 2012 no Supremo.

De todas as normativas sobre aborto em caso de estupro emitidas até hoje pelo Ministério da Saúde, a de 2022 é aquela que mais está em linha com toda a legislação sobre o tema. 

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Justiça eleitoral. Juíza do RS entende que bandeira do Brasil é propaganda eleitoral para “um dos lados”

Aborto. Governo dos EUA diz que farmácias devem oferecer pílulas abortivas

GazzConecta. Pesquisa revela quantidade de startups no Brasil e seus setores de atuação

Colunas e artigos

Franklin Ferreira. Aborto, emoções manipuladas e o dever cristão

Paulo Polzonoff Jr. Nova direita chega a 2022 mais desunida e ameaçada do que nunca

Para inspirar

Insegurança, frustração e dependência: os riscos da exposição virtual

Jantares em família, passeios com amigos, viagens, conquistas (e até decepções) são apenas algumas situações que têm sido expostas diariamente nas redes sociais. Só que com o tempo, o usuário pode criar o hábito de mostrar demais detalhes da vida pessoal de forma desequilibrada e se tornar um indivíduo frustrado, perdido, superficial ou propenso à manipulação. Saiba dos riscos da exposição virtual na reportagem do Sempre Família.

Uma ótima sexta-feira pra você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]