Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: “Demissão coletiva” no Vaticano

Moraes manda prender ex-presidente Collor. Governo tenta contornar crise no INSS. Preços dos alimentos vão cair?

Moraes manda prender Collor em ação da Lava Jato
Ex-presidente Fernando Collor de Mello foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão. (Foto: Alan Santos/PR)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello por participação em um esquema de corrupção na BR Distribuidora. Ele foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão em um desdobramento da operação Lava Jato. Confira os detalhes da decisão.

Alerta no INSS. Um relatório feito no ano passado alertava sobre as fragilidades do controle interno do INSS. Entenda como isso pode ter facilitado a fraude bilionária no órgão.

Impacto no governo. O escândalo volta a associar o governo do presidente Lula à corrupção. É mais uma crise com impacto político significativo na atual gestão.

Política, Economia e Mundo

“Demissão coletiva” no Vaticano. Com a morte do papa Francisco, uma “demissão coletiva” foi realizada no Vaticano. Entenda as regras para a eleição do sucessor e por que o ambientalismo do argentino foi muito diferente do de Greta Thunberg.

Preço dos alimentos em alta. Em alta desde o início do ano, os preços dos alimentos continuam a preocupar o consumidor brasileiro. Existe a possibilidade de queda? Explicamos nessa reportagem.

Opinião da Gazeta

Não há limite para os abusos do STF. As aberrações cometidas antes e durante o julgamento de Filipe Martins podem ser consideradas um novo marco nos abusos do STF. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quando o rigor é abandonado para dar lugar a invencionices e arbitrariedades, ainda que sob o pretexto de boas intenções, não são apenas os julgamentos que se tornam injustos: é a própria Justiça que acaba ferida de morte.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Mesa Diretora. Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por excesso de faltas em sessões

Pedido do PL. Zanin informa a Motta que Câmara não pode suspender todo processo do golpe contra Ramagem

Governo Peña. Paraguai designa Guarda Revolucionária do Irã como organização terrorista

Salvador-Itaparica. Quem vai pagar pela maior ponte sobre água da América Latina

Colunas e artigos

Um pontificado do coração. Em vez de enfatizar a Igreja como uma realidade sacramental, o Papa Francisco preferiu compará-la a um hospital de campanha. Artigo de Gregory Beabout analisa o seu pontificado.

J.R. Guzzo mostra que nem o governo Lula foi capaz de esconder a roubalheira envolvendo o INSS.

Flávio Gordon fala de Bolsonaro na UTI e o projeto de desumanização do oponente.

Para inspirar e alegrar

Um thriller memorável. Procurando um bom filme para ver no fim de semana? Nossa dica é “O Fio da Suspeita”, um thriller de primeira que completa 40 anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros