• Carregando...

A nomeação da economista Daniella Marques para a presidência da Caixa Econômica Federal é tratada no governo federal como um jogo de "ganha-ganha". A percepção da equipe econômica e do núcleo político é de que tanto a estatal quanto a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) poderão colher os frutos da escolha. Ex-secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella tem duas importantes missões: uma institucional, de estancar a crise na Caixa ocasionada pelas denúncias de assédio sexual e moral contra o ex-presidente da estatal, Pedro Guimarães, e dar continuidade às políticas de crédito; e uma política, de evitar maiores danos à imagem do governo e de Bolsonaro em relação às mulheres. O cálculo político analisado pelo entorno de Bolsonaro era de que a manutenção de Guimarães alimentaria ainda mais ataques da oposição ao governo e poderia ampliar a visão negativa sobre como o presidente é avaliado entre mulheres. Além dos resultados de pesquisas eleitorais, o Planalto tem acesso a dados que sugerem uma rejeição do chefe do Executivo junto ao eleitorado feminino. Por isso, o nome de Daniella foi visto como o mais indicado para a Caixa.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), concedeu entrevista coletiva, sobre a instalação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Casa e confirmou o que já havia anunciado nas redes sociais: a CPI do MEC e as demais que estão na fila só serão instaladas após o período eleitoral. Segundo ele, a decisão foi tomada em conjunto com a maioria dos líderes partidários - governistas, de oposição e independentes - e tem o objetivo de evitar que haja "contaminação nas investigações" por causa das eleições 2022. As indicações dos partidos dos senadores que irão fazer partes das CPIs também serão feitas depois do pleito de outubro. as datas exatas de instauração da CPI do MEC e das demais seguem indefinidas. De acordo o presidente do Senado, isso vai depender se as eleições terão ou não segundo turno. O objetivo da CPI do MEC é investigar as suspeitas sobre a facilitação do acesso a verbas do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a intermediação de pastores.

A quinta geração da internet móvel, o popular 5G, começa a funcionar em Brasília, nesta quarta-feira (6). Com a ativação do sinal, a capital federal se torna a primeira cidade brasileira a oferecer a tecnologia “pura”, ou "stand alone", com infraestrutura totalmente dedicada ao 5G. Com a instalação das novas antenas necessárias para garantir o início das operações, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são cerca de 300 as estações rádio base, que é o nome técnico das antenas, mapeadas no Distrito Federal para o fornecimento do 5G, com 80% da cobertura concentrada em Brasília.

A preocupação com o abastecimento do óleo diesel, cuja demanda é maior no segundo semestre, está fazendo com que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) intensifique o monitoramento das importações de óleo diesel S10 no país. O objetivo é acompanhar mais de perto o mercado para evitar o risco de falta do combustível. A Petrobras chegou a alertar o governo sobre essa possibilidade. O cenário é descartado por distribuidoras de combustível, que buscaram fornecedores alternativos no exterior para garantir o suprimento. A preocupação é com o abastecimento do combustível ao longo do segundo semestre, tradicionalmente um período de maior consumo, por causa do plantio da próxima safra e pela movimentação de cargas no final do ano. A produção brasileira de óleo diesel é insuficiente para atender à demanda nacional.

Os ministros britânicos da Economia e da Saúde anunciaram suas renúncias, após perderem a confiança na liderança do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. A saída desses dois nomes de peso enfraquece a posição de Johnson, assolada por múltiplos escândalos, e indicam que novas renúncias poderiam fazer o governo cair. Na carta de demissão, o agora ex-ministro da Economia diz que para ele é mais importante lutar por bons padrões de conduta, o que não seria o caso atualmente, segundo ele. O ex-ministro da Saúde disse que não pode continuar a servir no cargo, já que o povo britânico espera integridade no governo.

E o destaque do Sempre Família, que fala sobre o que o casal deve compartilhar com amigos e o que não deve expor. Compartilhar as alegrias, novidades e bons momentos é normal na convivência entre familiares e amigos, mas expor dificuldades e intimidades do casal pode afetar negativamente a relação a dois, mesmo que o intuito seja buscar ajuda ou um conselho. Essa tendência de expor detalhes da relação com outras pessoas ocorre, segundo a psicóloga ouvida pela reportagem, porque geralmente os amigos falam o que queremos ouvir na tentativa de nos acalmar e confortar, só que quase nunca vão falar o que realmente precisamos ouvir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]