• Carregando...
Escritório do EBANX: startup curitibana é um dos 11 unicórnios brasileiros.
Escritório do EBANX: startup curitibana é um dos 11 unicórnios brasileiros.| Foto: Divulgação

Bom dia!

Para começar. Você gosta das polêmicas do Supremo Tribunal Federal (STF)? Hoje tem uma. A gratificação conhecida como "quintos" aos salários de servidores foi garantida pela Corte, após orientação do ministro relator Gilmar Mendes sobre o caso.

A vitória dos servidores, contudo, foi apertada. Com isso, a proclamação do resultado precisa ser em sessão presencial. Nesta quarta-feira (18), os ministros definem o alcance da decisão. Como todo dia aprendemos algo novo, confira na matéria de Camila Abrão: O que é o “quintos” e qual impacto a gratificação traz ao bolso da União.

Por falar em impacto financeiro, o Congresso aprovou, enfim, o Orçamento de 2020. Nossa repórter Giulia Fontes acompanhou os detalhes e revela o valor do fundão eleitoral e o novo salário mínimo.

Os 11 unicórnios. Para sustentar esse orçamento todo, o país precisa de uma sociedade produtiva forte. Sorte a nossa que as pequenas empresas garantiram a geração de empregos e as startups brasileiras vêm 'acertando a mão': o Brasil fecha 2019 com 11 delas com valor superior a US$ 1 bilhão. Veja a lista na reportagem de Patricia Basilio.

Entrevista exclusiva. Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves falou sobre sexo precoce, “novo Bolsa Família” e pressões da esquerda. Confira em vídeo e texto a entrevista de Leonardo Desideri e Kelli Kadanus.

Nossa visão e nosso novo projeto

Convite. Nosso editor Gilson Garret apresenta o GazzConecta, a nova plataforma do ecossistema de inovação. Além de um novíssimo podcast (que estreia com entrevista com o fundador do Boticário), aqui na Gazeta estarão nomes como Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei, além de investidores-anjos premiados como os melhores do Brasil. Eles se juntam a Camila Farani – única mulher bicampeã premiada como melhor investidora-anjo do Brasil. Conheça agora o GazzConecta!

Como o assunto é economia produtiva, vale também a leitura do novo editorial da gazeta do povo: Arrancada final. Confira um trecho:

Se a previsão do mercado efetivamente se cumprir e esta arrancada de fim de ano fizer o país crescer ligeiramente acima de 1% em 2019, há motivo para alguma comemoração. Mas restam desafios enormes pela frente.

O mais importante de ontem no Brasil

Mundo

Sempre há notícias no Oriente Médio. Na sua coluna de ontem, Filipe Figueiredo comenta eventos recentes na região, como a inédita terceira eleição em um ano de Israel. O colunista também questiona: faz sentido para os EUA manter armas nucleares na Turquia, com as relações entre o país de Erdogan e a Otan estremecidas?

América do Sul. Na nossa região, teve início uma operação há muito aguardada. Na Colômbia, milhares de civis foram mortos entre 1998 e 2014 por militares que alegaram que as vítimas eram guerrilheiros. A maior operação de exumação relacionada ao escândalo, conhecido como "falsos positivos", vai ajudar a investigar os casos de dezenas de vítimas.

Para inspirar e refletir

Bronca de filósofo. Durante o Roda Viva da TV Cultura, a escritora progressista Tati Bernardi perguntou aos filósofos Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé e Mario Sergio Cortella:

“Neste Natal vou ter que perdoar muita gente, porque metade da minha família votou no Bolsonaro. Então eu queria ouvir de vocês dicas de como perdoar o meu pai, por exemplo.”

A resposta de Leandro Karnal não poderia ser melhor. Antes que eu estrague a surpresa com um baita spoiler, deixo que você leia a resposta neste texto de Paulo Polzonoff.

Após essa reflexão, reforço meus votos: tenha um ótimo dia e evite conflitos políticos neste Natal!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]