• Carregando...
Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno PEC dos precatórios.
Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno PEC dos precatórios.| Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Por 327 votos a 147, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14), em primeiro turno, a parte da PEC dos precatórios que havia sido alterada pelo Senado. Uma das mudanças feitas pelos senadores havia sido a vinculação de todo o espaço aberto com o subteto para o pagamento de precatórios ao Auxílio Brasil e à seguridade social. O objetivo é evitar que os recursos sejam utilizados com fins eleitoreiros ou emendas de relator. Saiba o que mais ficou definido.

Bolsonaro investigado. O presidente Jair Bolsonaro foi intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento sobre o vazamento do inquérito sobre um ataque hacker ao TSE. Já o ministro Alexandre de Moraes, do STF, manteve o inquérito sobre a conduta do presidente em vincular vacinas contra Covid-19 à Aids.

Jurisprudência na pandemia. Desde o início da pandemia de Covid-19, o STF tem criado jurisprudências para se opor à gestão de Bolsonaro nessa área. Confira cinco decisões relevantes nesse sentido.

Política, Economia e Utilidade pública

Comprovante de vacinação. O plenário do STF começa a jugar nesta quarta (15) a liminar que exige a comprovação de vacina para entrada no país. O ministro Luís Roberto Barroso esclareceu que brasileiros vindos do exterior serão barrados caso não apresentem o comprovante.

Variante ômicron. Uma análise preliminar de pesquisadores da África do Sul indica que a variante ômicron do coronavírus é mais resistente à vacina, porém, parece causar casos menos graves da doença. E saiba qual doença registrou aumento no número de mortes devido aos lockdowns.

Gasolina mais barata. Depois de aumentos sucessivos, a Petrobras anunciou que vai reduzir o preço da gasolina para as distribuidoras a partir desta quarta-feira (15). Saiba de quanto será essa redução e qual a justificativa da estatal.

Giro pelo mundo. Um mês depois de anunciar um novo congelamento de preços, a Argentina registrou uma inflação de mais de 51% no ano. E entenda a relação delicada entre uma das gigantes da tecnologia, a Apple, e o governo da China.

Nossa visão  

STF e o “passaporte da vacina”. Desde a segunda-feira (13), os postos de fronteira brasileiros estão cobrando dos viajantes que pretendem ingressar no Brasil o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou uma notificação sobre a exigência após decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Se Barroso considera que as regras atuais apresentam “ambiguidades e imprecisões”, poderia pedir esclarecimentos ao governo, mas jamais decidir no lugar dele. Quando concede liminar determinando a exibição de comprovantes de vacinação, o Supremo – mais uma vez – atropela as competências de outros poderes.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Regime de urgência. Câmara acelera projeto que reduz poder dos governadores de escolher o comando das PMs

Poderes. Ações do STF ferem o Legislativo. Há omissão do Congresso em relação ao ativismo judicial?

Cultura do cancelamento. J. K. Rowling é acusada de “transfobia” após criticar decisão policial de tratar estupradores como mulheres

Confiança. O que fazer ao descobrir que o seu filho está acessando pornografia

Colunas e artigos

“Todo mundo vira conservador”. “Todo mundo vira conservador um dia”. A frase é do advogado e cientista político Fernando Conrado, convidado de Leda Nagle no Gazeta Entrevista. Na conversa ele falou sobre conservadorismo, eleições 2022 e por que não compactua com a esquerda.

Thaméa Danelon explica por que a anulação do processo de Sérgio Cabral é o início do fim da Lava Jato no Rio.

Madeleine Lacsko comenta a nova moda da esquerda que condena a colonização mas mora em Paris.

Para inspirar

Bolachas de Natal. Um quitute clássico de final de ano são as bolachas de Natal, decoradas com glacê, em formatos divertidos e açucaradas na medida certa. O Bom Gourmet ensina como preparar essas delícias, que podem ser um belo presente. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]