• Carregando...

Os níveis de aprendizagem em português e matemática caíram em todas as etapas analisadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, com dados divulgados pelo Inep, órgão do Ministério da Educação. Os alunos com os piores desempenhos foram os dos primeiros anos do ensino fundamental, faixa etária mais prejudicada com as escolas fechadas durante a pandemia. Os resultados do Saeb variam de 0 a 500, sendo que, na média dos últimos anos, os alunos estiveram muito abaixo da proficiência esperada em cada fase do ensino. Em 2021, em média, nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e privadas, com prova realizada a alunos do 5º ano, a aprendizagem de língua portuguesa caiu de 215 pontos, identificada em 2019, para 208, em 2021 - 7 pontos. Isso significa que os alunos ainda não seriam capazes de operações simples, como reconhecer assunto e opinião em reportagens e contos, descobrir a finalidade de um texto ou reconhecer elementos de narrativa em fábulas. Em matemática, a proficiência caiu de 228 pontos para 217, 11 pontos nesse mesmo período. De acordo com a tabela de proficiência do Inep, isso significa que esses estudantes não são capazes de calcular os dias de múltiplas semanas ou determinar a divisão exata por números de um algarismo.

Uma pesquisa encomendada e publicada pelo PoderData aponta que 46% dos brasileiros consideram o trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como ruim ou péssimo. A proporção é 5 pontos percentuais maior do que o último levantamento realizado em junho deste ano, quando 41% dos brasileiros avaliaram negativamente o trabalho da Corte. Segundo a pesquisa mais recente, outros 23% consideram o trabalho como regular – em junho eram 33% - e para apenas 24% dos entrevistados o trabalho do Supremo é bom ou ótimo, mesmo número do levantamento anterior. 7% dos entrevistados não souberam responder. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 de setembro de 2022 e ouviu 3.500 pessoas por ligações telefônicas em 298 municípios de todos os estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE.

O Banco Central informou que detectou a ocorrência de um vazamento de dados de usuários do Abastece Aí, programa de benefícios em postos de combustíveis. Segundo o banco, foram afetados ​dados cadastrais vinculados a 137.285 chaves Pix, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta e data de criação da chave Pix. O incidente ocorreu entre os dias ​1º de julho a 14 de setembro de 2022 e, segundo o BC, foi motivado por “falhas pontuais em sistemas da instituição.” De acordo com nota divulgada pelo Banco Central, não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas, segundo a instituição, são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Salas de tortura e 450 corpos de civis foram encontrados na Ucrânia em um local no leste do país. A maioria dos corpos tinha o pescoço envolto em cordas e as mãos amarradas. A vala foi descoberta durante o processo de reconquista da cidade. Enquanto isso o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro da Índia que fará tudo o que puder para que o conflito na Ucrânia termine o mais rápido possível. O encontro ocorreu no Uzbequistão, em reunião da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai.

A opinião de Filipe Figueiredo, que afirma que o novo encontro entre Rússia e China expõe uma velha divisão entre os aliados.

E uma entrevista exclusiva com uma personal organizer certificada por Marie Kondo, que te dá dicas de organização para uma vida mais leve. Leia a reportagem de Haus pra saber que motivos levam as pessoas a terem a bagunça como vilã e também algumas dicas para você organizar a casa de maneira prática, funcional e alinhada aos hábitos e comportamentos de todos os que moram nela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]